sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Liriel




Liriel é um nome que se encaixa na categoria de nomes literários. Ele foi inventado pela escritora Marion Zimmer Bradley para a série Darkover (a autora é conhecida pela série As Brumas de Avalon), a qual é publicada desde 1962. Nos livros, Liriel é o nome de uma lua. Darkover tem quatro luas: Liriel, Kyrrdis, Idriel e Mormallor, que variam quanto à cor e tamanho. Liriel é a maior lua e tem tonalidade violeta.

1.638 pessoas chamadas Liriel, das quais 153 pessoas são homens. A maioria que se chama Liriel no Brasil, é do sexo feminino, mas como todo nome terminado em –el, ele pode ter uma certa ambiguidade de gênero. A maior frequência de Liriel é no estado do Amazonas, e a única década com registros se constitui nos anos 2000.

Temos também 51 pessoas chamadas Liryel, mais 64 chamadas Lyriel. Já nos registros recentes, na lista da Arpen/SP de 2015 – que abrange o estado de São Paulo – Liriel teve apenas 2 registros. É um nome raro em termos de Brasil e ainda mais exclusivo se considerarmos os nascimentos recentes.

Acho esse nome muito bonito justamente por lembrar-me a palavra “lírico”, e coincidentemente, temos uma cantora lírica brasileira que se chama Liriel Raquel Domiciano. Essa cantora disse que o nome dela é uma junção da palavra “lírico”, que é um gênero musical que os pais dela gostavam, com o termo hebraico “el” que significa “Deus”. Algo como “lírico de Deus”.

Na prática, isso não resulta em nada, já que “lírico” é uma palavra originada no latim, e não no hebraico, então não tem como juntar um termo com o outro para tentar compor um significado. Já numa comunidade do finado Orkut (Meu nome é Liriel), a pessoa que criou a dita comunidade disse que na hora de registrar esse nome o escrivão pediu um significado e ela lhe disse que era “lírio de Deus”.


De qualquer modo, é um nome que tem uma sonoridade muito fofinha. Além disso, o fato de ter sido criado para uma obra literária lhe dá credibilidade, assim como as palavras lírico e lírio semelhantes ao som de Liriel também ajudam bastante. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário