quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Armel

.
Armel é uma forma do antigo nome galês Arthmael, que foi composto dos elementos arth (urso) e mael (príncipe). Esse é o nome de um santo galês do século 6 que fundou mosteiros na Bretanha. Segundo a Wikipédia francesa, esse nome adquiriu as seguintes variantes: Armaël, Ermel, Arzel, para formas masculinas, e Armelle, Armela, Armaela, Arzela ou Arzaela para formas femininas. Além dessas, ainda foi criada uma adaptação: Armeline.

Armel, segundo a Wikipédia francesa, acabou dando outras variantes alternativas: Armelin, Armeline, Armelle, Armilla, Arzel, Arzhel, Ermel, Hermel, Hermelin, Hermeline, além de Armau e Armale em Poitevin (referente a cidade de Poiteurs).

São Arthmael, ou Armel, teria nascido durante o reinado do Rei Arthur. Segundo a lenda, Arthmael teria salvo a Bretanha de um dragão, forçando-o a se afogar no rio. Chris Barber e David Pykitt tem teorizado que St. Arthmael teria sido um outro nome para o próprio Rei Arthur, pois poderia ser a junção de Arth com a palavra príncipe (mael): Príncipe Arthur.

No Brasil, não encontrei registros de Armel nas listas recentes disponíveis, e nem na ferramenta Nomes no Brasil do IBGE. É sinal que ele é muito raro e quase inexistente. Mas confesso que se trata de um nome muito simpático, e que acho que ficaria muito bom em um menino brasileiro. Por algum motivo, lembra-me nome de “jogador de futebol”.


Talvez por conter o elemento –mel, acho perfeito, doce e suave para um menino, afinal, nomes másculos para meninos e frágeis para meninas não passam de estereótipos. Um nome doce também combina com um menino e acho que Armel possui essa doçura. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário