sábado, 7 de janeiro de 2017

Armelle



Armelle é a forma feminina de Armel, que por sua vez, vem do nome galês antigo Arthmael, que é compostos dos elementos arth (urso) e mael (príncipe), significando portanto, “príncipe urso”. Arthmael foi o nome de um santo galês do século 6 que construiu mosteiros na Bretanha, mas também tem uma participação nas lendas arturianas.

Outras formas são Armela, Armaela, Arzela e Arzaela (embora esses dois últimos sejam meio duvidosos). Ainda foi criada uma adaptação, Armeline.

Armel, segundo a Wikipédia francesa, acabou dando outras variantes alternativas: Armelin, Armeline, Armelle, Armilla, Arzel, Arzhel, Ermel, Hermel, Hermelin, Hermeline, além de Armau e Armale em Poitevin (referente a cidade de Poiteurs).

São Arthmael, ou Armel, teria nascido durante o reinado do Rei Arthur. Segundo a lenda, Arthmael teria salvo a Bretanha de um dragão, forçando-o a se afogar no rio. Chris Barber e David Pykitt tem teorizado que St. Arthmael teria sido um outro nome para o próprio Rei Arthur, pois poderia ser a junção de Arth com a palavra príncipe (mael): Príncipe Arthur.

No Brasil, não encontrei registros de Armelle nas listas recentes disponíveis, e nem na ferramenta Nomes no Brasil do IBGE. É sinal que ele é muito raro e quase inexistente. Mas confesso que se trata de um nome muito simpático, e que acho que ficaria muito bom em uma menina brasileira. Até por que, brasileiros adoram a terminação em –elle. Armela, uma das variantes, tem 22 registros em todo o Brasil desde a década de 30 até a década de 2000.


Há 100 pessoas chamadas Armeli – mas não se se isso conta como variante de Armelle – a maioria em SC, praticamente todas na década de 40. As outras variantes do nome não tem registros, tampouco. 

Como referência, podemos citar Armelle, uma atriz francesa, Armelle, uma apresentadora de TV belga, Armelle Deutsch, atriz francesa, Armelle Ferron, atriz, Armelle Gourlaouën, harpista francesa, Armelle Nicolas, 


Armelle (1969-), a atriz francesa;
Armelle (1972-), um apresentador de TV belga;
Para ver todos os itens relativos a pessoas com este nome, consulte as páginas começando com Armelle.
Artigos relacionados [editar | modificar o código]
Armelle Deutsch (1979-), atriz francesa.
Armelle Ferron, a atriz desde 1994.
Armelle Gourlaouën, harpista francês.
Armelle Nicolas, (1606-1671), também conhecido como bom ou, por vezes, Armelle Armelle santo; Iluminado Breton, um objeto de culto



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário