sábado, 7 de janeiro de 2017

Íris

.

Iris é um nome feminino, que significa “arco-Íris” em grego. Iris era o nome da deusa grega do arco-Íris. Além disso, o nome pode ser dado em referência à parte colorida do olho ou à flor com o mesmo nome.

Em termos de popularidade em outros países, Íris pode ser considerado um nome muito internacional, facilmente reconhecido e pronunciado na maioria dos países. Nos Estados Unidos, Iris é o 217º nome feminino mais usado em 2015. O nome aparece também nos rankings mais recentes da Inglaterra e País de Gales (102º), Catalunha (59º), Croácia (77º), França (163º), Islândia (22º), Itália (109º), Holanda (75º), Portugal (25º), Eslovênia (73º), Espanha (81º), Suécia (46º).

No Brasil, Íris é o nome de 46.582 pessoas, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o estado de Sergipe. Isso faz dele o 315º nome feminino mais usado no país durante o período da pesquisa. Íris vem subindo gradativamente década após década, passando de pouco mais de 500 em 1930 para mais de 13 mil na década de 2000.

Na lista da Arpen/SP Iris tem 97 registros em 2015, enquanto Íris (com acento) tem 52. Não é um nome popular atualmente, e pode ser usado como alternativa à Ísis que encontra-se em ascensão. Até o presente momento, Íris não entrou no ranking do BabyCenter.

Originalmente, o nome Iris origina-se de Iridos, passando para o latim como Iridis, que significava “mensageiro dos deuses” ou “anúncio”, mas nomeou a deusa homônima que era a personificação do arco-Íris e assim passou a incorporar esse significado como mais óbvio. Em seguida, foi estendido para a flor e para a parte do olho.



Referências:

Iris Adami Corradetti, soprano italiana;
Iris Bahr, actriz, comediante, cineasta e roteIrista israelense;
Iris Berben, atriz alemã;
Iris Chang, historiadora e jornalista norte-americana;
Iris Klein, modelo alemã;
Iris Murdoch, escritora britânica;
Iris Origo, escritora Inglesa;
Iris Peynado, modelo italiana e atriz;
Iris Plotzitzka, atleta alemã;
Íris Stefanelli, atriz brasileira;
Iris Strubegger, modelo austríaca;
Iris Versari, partidária italiana;

Iris Zimmermann, esgrimista norte-americana.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário