quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Arnaldo



Arnaldo é um nome próprio masculino italiano. É a forma italiana de Arnold, a partir de um nome germânico que significa “poder da águia”, derivado dos elementos “arn” (águia) e “wald” (poder). Os normandos trouxeram para Inglaterra, onde substituiu o cognato Earnweald, do inglês antigo. Ele desapareceu como nome inglês na idade média, mas foi reavivado no século 19.

Há fontes que interpretam “wald” como “poderoso’, então Arnaldo significaria “poderoso como uma águia”. De qualquer forma, é um significado muito bom. Ele foi latinizado como Arnualdus e Arnaldus no século VIII, e Arnoldus a partir do século XII, e pode ter sido introduzido na Itália, em primeira instância, pela tradição franca, e posteriormente, germânica.

Em outras linguagens temos: Arendwald (alto alemão antigo), Arnaut (basco), Arnold (germânico antigo), Arnau (catalão), Arnoud, Aart, Arend (holandês), Arnold, Arn, Arnie, Arnell (inglês), Arnaud (francês), Ane, Anne (frísio), Arnold, Arenvald, Arend, Arndt, Arne (alemão), Nöl, Nölke (limburguês), Arnoldo, Arnoaldo, Ernaldo, Naldo (italiano).

No Brasil, Arnaldo já não é tão apreciado hoje em dia. Será praticamente impossível encontrar um pequeno Arnaldo nos berçários nacionais, exceto quando se trata de homenagem a um pai ou avô muito especial. Apesar disso, foram 14 registros de Arnaldo na lista da Arpen/SP de 2015 (abrange só o estado de São Paulo).

Mas no geral, Arnaldo é o nome de 80.848 pessoas no Brasil (Nomes no Brasil, IBGE), sendo que o estado onde mais é frequente é em Sergipe, e o pico de registros se deu na década de 60.

Referências (Na Itália):

Arnaldo da Brescia, religioso italiano;
Arnaldo Berni, militar italiano;
Arnaldo Cipolla, jornalista e escritor italiano;
Arnaldo Di Benedetto, crítico e acadêmico italiano;
Arnaldo Forlani, político italiano;
Arnaldo Fraccaroli, jornalista, escritor e ator teatral italiano;
Arnaldo Frateili, poeta, escritor e jornalista italiano;
Arnaldo Fusinato, poeta e patriota italiano;
Arnaldo Ginna, pintor, escultor e regista italiano;
Arnaldo Momigliano, historiador italiano;
Arnaldo Mussolini, jornalista e político italiano;
Arnaldo Pomodoro, escultor italiano;

No Brasil:

Arnaldo Jabor (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1940) é um cineasta, roteirista, diretor de cinema e TV, produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro.

Arnaldo David Cezar Coelho (Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1943) é um corretor autônomo de investimentos, comentarista de arbitragem, ex-árbitro de futebol e formado em educação física.


Arnaldo Antunes (São Paulo, 2 de setembro de 1960) é um músico, poeta, compositor, ex-VJ e artista visual brasileiro.



.

Um comentário:

  1. Óptimo trabalho , permita-me uma dica :- Vários professores de Antroponímia, sustentam a tese que o nome Arnaldo pode ter tido origem no nome irlandês Arnhale em substituição Ardgal e no nome germânico ou teutónica, Arnold ( 1 ) , que juntando o termo “ Arn” ( “águia “ ) e “ wald “ ( “ poder “ ou “ domínio “ ) , significa “ poder de águia “ ou que “ é forte como uma águia “ . Em inglês Harold ( significa “comandante do exército ) e foi introduzido no idioma italiano como Arnold e no português como Arnaldo, verificando-se as seguintes variantes:-
    » No masculino > Aernaudt, Aernaut, Anne ( em frísio), Airaldi , Arenaud, Arenaut, Arnal, Arnald, Arnaldes , Arnaldos , Arnaldum, Arnaldus, Arnan ( em hebraico ), Arnand, Arnau ( em catalão ) , Arnaud ( em fracês) , Arnaudet, Arnaudt, Arnaudun, Arnauld , Arnaldos ( em heleno) , Arnault, Arnaut, Arnaux, Arneaud, Arnoldas ( em lituano ), Arnoalde ( svensk/sueco) , Arnoldi, Arnoldium, Arnoldius, Arnoald , Arnolds ( em letão ), Arnaldus ( introduzido no etrusco/latim no ano 800 d.C. ), Arnoul, Arnould, Arnouldus, Arnouls, Arnoult, Arnoulx, Arnout, Arnoux, Arrenaut, Arrenuaut, Arrnaut, Harnaud, Harnout .
    » No feminino > Arnalda, Arnolda, Ernalda.

    ResponderExcluir