terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Kalani

.
Kalani é um nome feminino e masculino de origem havaiana. Como uma boa parte desses nomes, eles são unissex. Eu visualizo Kalani melhor como sendo nome feminino, mas vendo pelo lado prático, ele também se aplica a meninos. Segundo o Behind The Name, ele significa “os céus”. Nos Estados Unidos, Kalani foi o 840º nome mais registrado para meninas no ano de 2015.

No Brasil, ele é ainda pouco apreciado, como a maioria dos nomes havaianos, sendo que apenas 140 pessoas levam esse nome, a maioria nascidas na década de 90 e com maior frequência em Santa Catarina (Nomes no Brasil, Censo 2010, IBGE). A grafia Kalany também teve 81 pessoas, mas ela me parece graficamente incorreta.

Na lista da Arpen/SP, que abrange apenas o estado de São Paulo, não consta nenhum registro de Kalani em 2014 ou 2015.

Acredito que Kalani tenha potencial para ser acolhido por pais brasileiros, especialmente aqueles que gostam de Kauane e afins, uma vez que começa com K e tem a mesma terminação. Embora eu prefira Kailani, acho que Kalani é um nome com virtual possibilidades de subir em número de registros.

Assim, antes de registrar um nome com K que não existe e foi inventado a partir de outro, muito melhor usar Kalani que é legítimo, havaiano e tem um significado legal.


Uma boa referência do nome é a dançarina e modelo Kalani Hilliker, que participou de um reality show em 2013, chamado Lifetime, e atualmente estrela na série Lifetime Dance Moms. Há também o famoso surfista Kalani Robb, que é um representante masculino do nome. 



.