quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Aroldo




Aroldo é um nome próprio masculino italiano, a forma italiana de Harold. Este vem do antigo inglês Hereweald, derivado dos elementos “here” (exército) e “weald” (poder). O cognato nórdico era Haraldr, comum entre os colonos escandinavos da Inglaterra. Este foi o nome de cinco reis da Noruega e três reis da Dinamarca. Além disso foi assumido por dois reis da Inglaterra, ambos os quais foram de origem escandinava e anglo-saxãs, incluindo Harold II, que perdeu a Batalha de Hastings (e foi morto por isso), o que levou à conquista normanda. Após isso, o nome morreu, mas foi reavivado no século 19.

É um dos mais antigos nomes dessa origem usado com forma italiana, atestado desde o primeiro século na forma Cariovaldo, do qual derivaram formas italianas arcaicas como Arioaldo, Ariovaldo e similares. A Wikipédia italiana fala (com fontes) que o nome não é originado do inglês antigo mas sim do germânico “hari” e “vald”, com o mesmo significado, que seria interpretado como “comandante do exército”. A origem é a mesma do termo “arauto”. De qualquer forma, o germânico antigo e o inglês antigo tem conexões linguistas fortes.

Outras linguagens: Chariovalda, Hariwald (antigo germânico), Haraldr (antigo escandinavo), Herewald (anglo saxão), Harald (dinamarquês), Harold, Hal, Harry (inglês), Harri (finlandês), Harald (alemão), Haraldur (islandês), HAroldo, Ariovaldo (português, espanhol), Aroldo, Araldo, Arioldo, Arioaldo (italiano).

No Brasil, esse é o nome de 22.600 pessoas (Nomes no Brasil, IBGE), a maioria registrada na década de 60. O estado com maior frequência é no Paraná, e se observarmos, a maioria está nos estados do sul. Em São Paulo (Arpen/SP, 2015) foram 3 registros da grafia Haroldo.

Referências (na Itália):

Aroldo Bonzagni, pintor italiano;
Aroldo Lindi, tenor sueco;
Aroldo Tieri, ator italiano;
Aroldo Tolomelli, político italiano;
Aroldo Vaccari, jogador de futebol italiano.

No Brasil:

Aroldo Alves Sobrinho (São Paulo, 17 de fevereiro de 1953), mais conhecido como Peninha, é um cantor e compositor brasileiro.

Aroldo Melodia (Rio de Janeiro, 19 de abril de 1930 — Duque de Caxias, 2 de julho de 2008) foi um compositor e intérprete de samba-enredo brasileiro.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário