domingo, 15 de janeiro de 2017

Brunella

.
Brunella, junto com Brunetta e Brunina, são diminutivos italianos femininos de Bruna, que é derivado do elemento germânico “brun” que pode significar “armadura, proteção” ou simplesmente “marrom”. Pode ser entendido, portanto, como “morena”.

Os brasileiros tendem a gostar da terminação –ela ou –ella, basta ver a popularidade de Isabela e Manuela. Além desses, Antonella e Fiorella tem crescido muito no gosto e nas apostas dos brasileiros – tanto que aqui no blog, as postagens sobre esses nomes tem muitos acessos – então, Brunella pode cair no encanto de muita gente.

Atualmente, não é um nome privilegiado em número de registros. Na lista da Arpen/SP Brunella tem apenas 1 registro: quer dizer que em todo o estado de São Paulo no ano passado, apenas uma família recebeu em seu seio uma pequena Brunella. Isso é exclusivo e encantador.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), Brunella é o nome de 278 pessoas, que nasceram com mais frequência no Espírito Santo, na década de 80. Já Brunela tem 608 pessoas, também no Espírito Santo. Aliás, 467 pessoas que se chamam Brunela nasceram nesse estado, ou seja, esse é um nome bem característico dos capixabas. 

Temos ainda, no IBGE, as grafias alternativas Brunele (218 pessoas), Brunelle (82 pessoas), Brunelli (65 pessoas), Bruneli (259 pessoas), Brunely (62 pessoas), 

Achar referências no Brasil é praticamente impossível. Achei uma pizzaria paulista que parece ter muitas filiais – fico me perguntando por que as pessoas tem que colocar nomes italianos em pizzaria, isso já nem é mais original – e também de uma confeitaria. Foi também o nome dado à um novo tipo de alface desenvolvida pela UFscar, batizada como “Brunela”.

Pesquisando por Brunela, com apenas um “L”, achei uma Brunela Vicenzi (advogada e professora universitária) e algumas outras moças chamadas Brunela no facebook.

Referências:

Brunella Andreoli, comediante italiana;
Brunella Borciani, cantora italiana;
Brunella Bovo, atriz italiana
Brunella Gasperini, jornalista e escritora italiana;

Brunella Tocci, jornalista, diretora e escritora italiana.




.

Um comentário: