domingo, 15 de janeiro de 2017

Inspiração: Os nomes em Frozen


.


Fronzen é um filme de animação, o 53º filme animado da Disney, inspirado no conto de fadas “A Rainha da Neve” de Hans Christian Andersen, que narra as desventuras das irmãs princesas de Arendelle. A mais nova, princesa Anna, parte em uma jornada com Kristoff, um homem da montanha, e sua leal rena de estimação, Sven, para encontrar sua irmã, a Rainha Elsa, cujos poderes congelantes incontrolados transformam o reino em um inverno eterno. Lá eles encontram Olaf, o boneco de neve feito por Elsa que ganhou vida. Mas sofrem vários obstáculos nas mãos de Hans, o vilão.

O filme foi considerada a melhor animação da Disney, e foi um sucesso de bilheteria no mundo todo, ganhando vários prêmios e dando origem à um febre mundial, gerando uma franquia de livros, jogos, quadrinhos, show da Broadway, um spin-off em curta-metragem, Frozen Fever (2015), e uma sequência de longa metragem ainda sem data para estreia.

Não é de admirar que o filme de estrondoso sucesso fosse inspirar também papais e mamães na hora de escolher o nome para um bebê: Depois do sucesso arrebatador de 'Frozen', Elsa virou o 75º nome mais popular do Reino Unido em 2014. Além disso, o nome Olaf, do boneco de neve mais querido do cinema, foi registrado em uma criança britânica pela primeira vez, assim como Kristoff, que estreou na lista britânica.

Nos Estados Unidos também o filme Frozen está longe de cair no esquecimento: no ano de 2015 foram 653 meninas registradas com o nome Elsa, e Anna teve 5.094 registros, porém, este nome está no ranking norte-americano desde 1880 sempre em posições muito privilegiadas. Foram 18 meninos chamados Olaf nos Estados Unidos, assim como 41 meninos chamados Kristoff.

Então, para que você, papai e mamãe brasileiros, inspirem-se também com a animação Frozen, preparamos esse post especial. Confira os nomes e seus detalhes:


Anna

Hannah, portanto, é a forma inglesa de Ana, de origem bíblica. Originalmente, vem de Channah, que significa “favor” ou “graça”. A maioria dos sites traz como significado, por extensão, “Cheia de graça”. Esse nome popularizou-se em todo o mundo cristão através de Santa Ana, a mãe da Virgem Maria, embora a bíblia latina e grega use a variante “Anna”, e Hannah apareça somente no Antigo Testamento como mãe do profeta Samuel.

Elsa

Elsa / Elza na verdade surgiu como um diminutivo de Elisabeth, forma grega do hebraico Elisheva, que deu origem também a Isabel, na língua portuguesa. Assim, o significado de Elsa é “meu deus é juramento” ou “meu deus é abundância”. Muitos devem ser os pais que prometeram uma irmã Elsa aos seus filhos, que estão viciados até hoje em Frozen.

Até bem pouco tempo atrás, Elsa/Elza era para mim um nome senhoril, ultrapassado e utilizado por pessoas mais idosas. Entretanto, a literatura e o cinema operam milagres, inclusive em relação à nomes. Os filmes da Disney são famosos e não há quem não conheça suas princesas, e nos dias atuais, não há uma criança ou quem conviva com crianças que não está por dentro dos personagens de Frozen.

Em 2013, ano que Frozen estreou nos cinemas, nasceram sete meninas chamadas Elsa em Portugal, quando no ano anterior, em comparação, só tinha nascido duas. Em 2014, nasceram cinco, e como disse Joana Recharte, do Blog dos Nomes, o filme teria certamente contribuído para essa subida, ainda que pequena, dos registros.

Kristoff


Quem poderia não gostar desse nome depois de ter conhecido o nosso amigo que vende gelo no inverno causado pela rainha Elsa? Kristoff foi uma variante de Christoph usada para nomear o personagem Kristoff Bjorgman no filme Frozen.

Christopher origina-se a partir do nome grego Χριστοφορος (Christophoros), que significa "aquele que leva Cristo/ aquele que carrega Cristo", derivado de Χριστος (Christos), combinada com φερω (phero) "a suportar, para realizar". Os primeiros cristãos usaram o nome em sentido metafórico, querendo dizer que levavam Cristo nos seus corações.

Na Idade Média, as interpretações literais da etimologia do nome acabaram levando a lendas sobre um São Cristóvão, que carregou o jovem Jesus através de um rio. Ele chegou a ser considerado como o santo padroeiro dos viajantes.

O personagem fictício que aparece no 53° filme de animação dos estúdios Walt Disney Pictures, Frozen. Sua voz original é feita pelo ator Jonathan Groff. Na quarta temporada da série Once Upon a Time, o mundo de Frozen é explorado, e Kristoff é representado pelo ator Scott Michael Foster.


Olaf


Olaf deriva do nórdico antigo Áleifr, que significa “descendente do ancestral”, derivado dos elementos anu (ancestral) e leifr (descendente). Pode ainda ser interpretado como relíquia dos ancestrais ou ainda, legado dos antepassados. Este foi o nome de cinco reis da Noruega, na grafia Olaf, incluindo São Olaf (Olaf II). A grafia usada em português é Olavo.



Hans

Hans é um nome masculino, usado principalmente em alemão, holandês, sueco, norueguês e dinamarquês. É a forma abreviada alemã, holandesa e escandinava de Johannes. Dois famosos portadores do nome são Hans Holbein, um pintor renascentista alemão, e Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês de contos de fadas.

O nome Johannes é uma das inúmeras formas do nome João, que vem de Iohannes, a forma latina do nome grego Ιωαννης (Ioannes), que é derivado do nome hebraico יוֹחָנָן (Yochanan) significando "Yahweh é gracioso", ou seja "Deus é gracioso". Assim, Hans seria um diminutivo de João, indiretamente.



Sven

No filme Frozen, Sven é a rena de estimação de Kristoff, muita fofura para um personagem só! E o nome foi muito bem escolhido: Sven origina-se do antigo nórdico Sveinn que significa "menino". Este era o nome de alguns reis da Dinamarca, da Noruega e da Suécia.



E então? 
Conte para nós quais dos nomes você mais gosta, nos comentários!








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário