quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Hannelore

.


Surpreendentemente, Hannelore é o nome de 142 pessoas no Brasil, sendo que a maior frequência é no estado de Santa Catarina, e os nascimentos ficaram todos entre 1930 a 1960, com destaque maior na década de 40. Em Santa Catarina, nessa mesma época ainda tem 170 pessoas chamadas Anelore (19 delas estão no Rio Grande do Sul), e Annelore que tem 26 pessoas.

Supostamente, podemos dizer que Hannelore e as duas variantes são existentes no sul do Brasil por conta da imigração, já que é um nome feminino alemão, uma combinação entre Hanne e Eleonore. Hanne é uma forma alemã e holandesa abreviada de Johanna, em si uma forma feminina de Iohannes (isto é, João), que significa “Deus é gracioso” e Eleonore, que não tem significado conhecido.

Quanto à popularidade atual pelo mundo, Hannelore só aparece no ranking suíço, pela última vez, em 1941, no 100º lugar. Na Alemanha, ele foi extremamente popular há cerca de 50 anos atrás, mas agora é pouco usado.

Na novelinha Chiquititas, exibida em 1997, a atriz Sthefany Brito fazia Hannelore, uma vilã. A personagem não apareceu na versão de 2013. 



Referências:

Hannelore Elsner, atriz alemã;
Hannelore Kohl, ex-primeira dama alemã;
Hannelore Kraft, política alemã;
Hannelore Rönsch, política alemã;
Hannelore Schmatz, alpinista alemã;

Hannelore Knuts, modelo belga;



.

Um comentário:

  1. Aqui vos escreve a Hannelore que foi inspiração do nome da atriz Sthefany Brito na Novela Chiquititas. O meu cunhado Dramaturgo, Caio de Andrade que era o tradutor dos textos do original para o português, por gostar do meu nome quis fazer uma homenagem e colocou o meu nome numa das meninas na novela.

    ResponderExcluir