sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Yamã

.


Ao ter um contato bem grande com o nome Cauã, a gente automaticamente passa a associar Yamã como um nome indígena originário da mesma língua. Não encontrei em lugar algum o significado de Yamã na Internet, mas pesquisando encontrei o Yaguarê Yamã, que é um escritor, militante do movimento indígena e professor de origem indígena, que nasceu no Amazonas, do povo Maraguá. Ele é autor premiado de dez livros, e além disso, ele é ilustrador e artista plástico. 

Então, enviei um e-mail para Yaguarê Yamã, que me respondeu prontamente. Ele nos diz que Yamã não é um nome próprio na língua indígena falada pelo seu povo, a não ser que alguém o crie com essa finalidade. Yamã, segundo ele, significa "clã" ou "tribo", como divisão de uma sociedade. Por exemplo, quando diz-se "çe yamã" traduz-se como "minha tribo, minha família". Ele ainda explicou que o nome dele, Yaguarê Yamã, significa "tribo de onças pequenas". 

Apesar de usar só essa parte do nome, seu nome completo é Ozias Gloria de Oliveira Yaguarê Yamã.

Yaguarê Yamã foi encantador com sua resposta, então queremos agradecer imensamente pela sua colaboração ao Blog Por Trás do Nome. Deixamos aqui links para que você visite e conheça seus trabalhos como artista e escritor:

Biografia
Blog
Facebook
E-mail: yaguare@yahoo.com.br 

Segundo o IBGE, temos 60 pessoas no Brasil chamadas Yamã - por suposição, pois o IBGE não separou os nomes por acentuação, e algumas dessas pessoas pode se chamar Yama - sendo que a grande maioria nasceu nos anos 90, assim sendo, um nome de uso moderno. 

A primeira informação que o Google nos dá sobre Yamã é uma música do grupo Raízes Caboclas, cuja letra reproduzo aqui:


Yamã
Raízes Caboclas
  
Das tabas guerreiras
rufa tamurá
aldeias inteiras
um canto no ar.
Ressoam as preces
nas penas das flechas
dos filhos da mata
temidos na guerra
repousa o arco
guerreiros tupi.

Huruê, huruê, huruê
Ariê, ariê, ariá (BIS)

Tua voz, ó trovão
traz o vento nas mãos
O brilho do raio teu olhar
Do relâmpago a luz
rasgando os céus
Matas, ar, rios e mar
Soa feroz
como a onça a rugir
levanta a nação Tupi
explode o canto guerreiro.

Iuaçanã!...
Flautas que exaltam Tupã. (BIS)

Cantos que encantam os cantos
por todos os cantos irão ressoar
deus Tupã.




Uma curiosidade: No hinduísmo, Yama é o senhor da morte. O nome Yama, em sânscrito, pode ser interpretado pelo significado de "gêmeo", pois em alguns mitos ele faz par com sua irmã gêmea Yamī. Logicamente, Yama tem outra pronúncia.




Um comentário:

  1. Que interessante essa leitura e que simpatia por parte dele... Gostei de Yamã e porque não ser usado por um menino no Brasil, tem cheiro de nome indígena, se tem significado indígena, então até pode ser uma nome próprio mesmo! Fofo <3

    ResponderExcluir