sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Indiana

.

Indiana é um nome aparentemente, geográfico, a partir do nome do estado norte-americano de Indiana, que significa “terra dos índios”. Este é o nome do famosíssimo herói da série “Indiana Jones”, estrelado por Harrison Ford. Assim sendo, pelo menos nos EUA, esse é um nome unissex, evidentemente, no Brasil, é impraticável no sexo masculino.

Nos Estados Unidos, ele apareceu eventualmente no ranking ao longo dos anos, mas o melhor posicionamento dele foi em 1880 na 580ª posição. A última vez que aparece no ranking norte-americano foi em 1893. Depois disso, não consta mais. Na Austrália, entretanto, parece ser um nome muito popular: em 2015 estava na 60ª posição.

Segundo a ferramenta Nomes no Brasil, há 1400 pessoas chamadas Indiana no Brasil (IBGE, Censo 2010), sendo que os nascimentos aconteceram mais em Santa Catarina e com maior frequência na década de 90. 

Inclusive a maior referência atual do nome é australiana: Indiana Evans, é uma atriz e cantora australiana, bastante conhecida por seus papéis em Home and Away, H2O: Just Add Water e Blue Lagoon: The Awakening.

Além do estado americano, ainda temos um município em São Paulo chamado Indiana. Nas listas da Arpen/SP do Estado de São Paulo em 2014 e 2015 não há registros de Indiana, apenas 4 registros de Indianara, que parece ser uma elaboração a partir deste.

Acho Indiana mais charmoso que Índia, e ao mesmo tempo, não deixa de ter aquele toque hippie. Ele mantém um ar silvestre, selvagem, florestal, e ao mesmo tempo, não é caricato como Índia, que eu reluto inclusive em considerar como nome próprio real. Além disso, é absolutamente melhor que Indianara que tem todas as probabilidades do mundo de ser inventado.


Para quem gosta de apelidos, Indi pode ser um apelido adorável. Não acho que Indiana seja um nome que fique bom em compostos, mas é possível sim usá-lo como segundo nome, porém, é despojado demais para combinar com um clássico Maria por exemplo. Indiana pede nomes modernos.  


Indiana Evans, atriz australiana



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário