sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Caian

.


O nome Caiã ou Caian foi um pedido especial da nossa leitora Suria Seixas. A maioria dos sites não confiáveis sobre significado de nomes, Caian tem origem tupi-guarani e quer dizer “aquele que mora no mato”. Obviamente, pela ausência de indícios de que isso seja verdadeiro, a gente tem a obrigação de desconfiar.

Também são comuns as grafias Caiã, Cayã, Kaiã, Kayan. Muitas pessoa são chamadas Kaian ou Caian em referência ao poeta Omar Khayyan, mas nesse caso, a pronúncia do KH é diferente do que dizemos em português.

Pode estar ligado à Caiano, um nome da mitologia amazônica, mencionado nas religiões que bebem a Ayahuasca, como por exemplo, a União do Vegetal. A doutrina postula que "Mestre Caiano" foi o primeiro ser vivente na Terra que comungou a bebida sacramental, sendo dele a realeza de todo o legado posterior por isso é o "mestre superior" e nesta ocasião a "União do Vegetal" foi criada na Terra. A lenda diz que por alguns motivos, após "Mestre Caiano" instalar sua doutrina, a Ayahuasca ficou "esquecida", quando então o "poder superior" ordena que o mesmo voltasse à Terra para "restaurar o Vegetal".

No Brasil, há 1.018 pessoas chamadas Caian, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que todos eles praticamente nasceram nos anos 1990 e 2000, e o estado de maior frequência seria a Bahia. Há também Caiã (282 pessoas), Kaiã (155 pessoas), Kaian (1.384 pessoas), Kayan (905 pessoas), Cayan (185 pessoas) e Kayã (75 pessoas). Já Caiano é o nome de apenas 22 pessoas.


Caian Maroni, modelo


Como referência, temos Caiã Messina (São Paulo, 17 de julho de 1976) é um jornalista brasileiro. Já atuou em emissoras de rádio e televisão de São Paulo e Brasília, e o modelo brasileiro Caian Maroni que apareceu no desfile da Givenchy em Nova York e no catálogo da Balmain Hair.









.