terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Leilani

.
Leilani é um nome havaiano, eu significa “flor celestial”, ou “criança real”, dos elementos havaianos lei (flores, criança) e lani (céu, real, majestade). Partindo das combinações dos elementos, também pode ser traduzido como “criança celestial”.

É um nome muito bonito e com um significado muito legal, quando não é estragado como uma estropiação de Leila (que não tem nada a ver com esse nome, em hipótese alguma). Nos Estados Unidos, ele está no ranking desde 1937, embora nunca muito popular e também considerando o fato que sumiu durante décadas para retornar depois, fechando o ano de 2015 no 178º lugar.

Há uma música do Bing Crosby chamada Sweet Leilani (ouça aqui)


Letra
(tradução aqui)

Sweet Leilani
Heavenly flower
Nature fashioned roses kissed with dew
And then she placed them in a bower
It was the start of you.
Sweet Leilani
Heavenly flower
I dreamed of paradise for two.
You are my paradise completed.
You are my dream come true.

Sweet Leilani
Heavenly flower
Tropic skies are jealous as they shine
I think they're jealous of your blue eyes
Jealous hecause you're mine.
Sweet Leilani
Heavenly flower
I dreamed of paradise for two.
You are my paradise completed.
You are my dream come true.

You are my paradise completed.
You are my dream come true.
*Vagalume


No Brasil, há 174 pessoas chamadas Leilani, a maior parte em São Paulo. Elas nasceram todas entre 1980 e 2010, e o pico de registros foi nos anos 90.  Ainda há 103 pessoas com a grafia Leilany. Mas a esmagadora maioria dos pais e mães que gostaram desse nome e resolveram registrar, provavelmente imaginaram-no como uma elaboração a partir de Leila e tascaram Leilane, uma grafia errada: ela soma no total 9.262 pessoas com o nome Leilane no país.

As mulheres chamadas Leilane começaram a ser registradas na década de 50, embora com pouquíssima frequência. O pico de registros se deu nas décadas de 80 e 90.  Soma-se à elas 249 com a grafia Leylane. Essas grafias não são as únicas e não vale a pena citar as outras.

Temos ainda 128 pessoas chamadas Leilana, e eu não sei até que ponto essa variante é válida ou não. Todas elas nasceram nos anos 90.

Como referências podemos citar: Leilani Maaja Münter, piloto de corrida americana; Leilani Dowding, modelo inglesa; Leilani Golden, apresentadora de TV e comentarista esportiva Americana; Leilani Jones, atriz de teatro; Leilani Kai, lutadora profissional (aposentada); Leilani Mitchell, jogadora de basquete; Leilani Sarelle, atriz Americana; Leilani, cantora pop Americana;


Na grafia Leilane, temos Leilane Neubarth Teixeira, uma apresentadora de telejornal, jornalista e escritora brasileira.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário