quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Vanusa

.

Apesar de ser o nome de 39.228 pessoas no Brasil, Vanusa não parece ter significado conhecido. Pode ser uma elaboração de Vanessa, o que é mais provável. O Dicionário de Nomes Próprios diz que a etimologia e o significado de Vanusa é incerto, mas apresentam duas hipóteses: a primeira que significaria “esperança”, mas não apresenta fontes ou informações mais precisas, ou então, que significaria “Ciranda”, vindo da palavra em latim Vannus, um instrumento feito de pau que antigamente servia para limpar areia e cal (detalhe: no Google Translate “vannus” em latim traduz como “ventilador”).

Como elaboração de Vanessa, esse também seria um nome inventado então não conta. Pode ser também um diminutivo de Vânia, que nesse caso, é bem mais provável foneticamente: nesse caso, para chegar até aqui, há um longo caminho, pois Vânia vem de Vanya, que é um diminutivo russo de Ivan, que é uma das inúmeras variantes de João que significa “Deus é gracioso” ou “Javé é gracioso”.

A maioria das mulheres chamadas Vanusa no Brasil nasceram na década de 70, possivelmente após o sucesso da cantora Vanusa Santos Flores, conhecida simplesmente como Vanusa, que fez sucesso nessa época. 

Uma das mulheres chamadas Vanusa que nasceram nos anos 70 é a atriz Vanusa Spindler, gaúcha, cujo papel mais conhecido é como Eva, na novela Pérola Negra, da SBT.


A variante gráfica Vanuza também conta com 24.007 pessoas, também registradas na sua maioria na década de 70. O certo é que depois do vídeo da Vanusa cantando o hino nacional meio bêbada, ou dopada, o nome ficou meio caricato. Tanto que na lista da Arpen/SP de 2015 só tem 1 registro de Vanuza



.