segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Lilo

.
Para quem já assistiu o fofo filme da Disney, Lilo e Stith, já conhece bem esse nome e já o tomou como um nome havaiano, afinal, o filme se passa no Havaí. Segundo uma boa parte dos sites que eu consultei, dizem que Lilo é um nome havaiano que significa “generosa”.

Porém, no Behind The Name – uma das fontes mais confiáveis de pesquisa em relação à nomes – o nome Lilo é usado como um nome germânico feminino, sendo um diminutivo de Liselotte. Já Liselotte é uma contração de Lise e Charlotte, o que nos dá dois significados distintos.

Acho esse tipo de nome uma chatice, pois aí você vai procurar o significado de Lise e Charlotte e quanto ao segundo é fácil, já que Charlotte é uma das formas femininas de Carl que significa “homem”, mas Lise, adivinhe, Lise é um diminutivo de Elizabeth, que significa “meu deus é abundância” ou “meu deus é um juramento”.

Bem, deu pra entender? Pegam um diminutivo, juntam com outro nome, e fazem um terceiro. Aí esse terceiro dá origem à um novo diminutivo. Não é fantástico? Pois, não é. Então, errado ou não, ainda preferiria que Lilo fosse um nome havaiano e significasse mesmo “generosa”. As coisas ficariam realmente mais simples.

Já a Wikipédia inglesa já traz uma versão diferente: diz lá que Lilo é um nome samoano, significando “curiosa” ou “generosa”. Assim, é importante lembrar que Samoa faz parte das Ilhas Polinésias, mas não é Havaí. Foi popularizado e mais tarde entre muitos não-samoanos após o lançamento de Lilo & Stitch.

No Brasil, há 168 pessoas chamadas Lilo, dessas, 165 são homens. Apenas 3 mulheres tem o nome Lilo, o que é curioso, já que é um nome predominantemente feminino. Imagino que, como Juno, as pessoas tendem a confundir a terminação em “o” como masculina em 100% dos casos, o que sabemos que não funciona assim. Na última lista da Arpen/SP, Lilo não tem nenhum registro.

Uma referência do nome é a atriz e cantora francesa Lilo, ou Lilo de la Passardière, conhecida pela sua participação no musical Can Can. Algumas referências foram encontradas na Wikipédia alemã:

Lilo Friedrich, uma política alemã.
Lilo Beil, uma escritora alemã;
Lilo Grahn, atriz alemã;
Lilo Hardel, escritora alemã;
Lilo Keller, profissional em música suíça.
Lilo Kunkel, musicólogo e organista alemão;
Lilo Linke, escritora e jornalista nascida na Alemanha;

Lilo Herrmann, combatente da resistência comunista;





.


7 comentários:

  1. O apelido do meu sobrinho é Lilo, apelido de Murillo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, pais e familiares tem liberdade de usar o apelido que gostarem.
      Esse post é sobre um nome próprio havaiano.

      Excluir
  2. O apelido do meu afilhado é lilo eo nome dele é Arthur

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 44 anos, Lilo é o meu apelido desde criança, quem me deu este apelido foi minhas Tias, achei ele até Carinhoso, até hoje gosto de ser chamado de Lilo.

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Lilo mas se escreve de forma diferente "Lylo".

    ResponderExcluir