terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Santiago

.


Hoje vou dedicar um post especial sobre um dos meus nomes favoritos: Santiago!

Para mim, há muitos motivos pessoais para gostar desse nome, mas o principal deles é a cadência hispânica que Santiago tem: é um nome forte, másculo e que tem tudo a ver com a língua espanhola, com a América Latina. Além disso, é um nome masculino longo – e quem acompanha as leituras do Blog sabe que eu tenho uma queda imensa por nomes longos – clássico e elegante.

Mesmo que eu não fosse tão entusiasmada por Santiago, ele ainda teria várias qualidades fáceis de se reconhecer: está escrito corretamente, não tem letras duplas e escreve-se da mesma forma que se pronuncia. Por esses motivos, creio que seja um excelente nome!

Santiago é uma contração de “Santo Iago”, uma forma portuguesa derivada de “Tiago”, que por sua vez, é uma das inúmeras formas derivadas do nome bíblico Jacó. O nome Jacó é, provavelmente, o nome com as variações mais improváveis, numerosas estranhas do mundo, e uma delas é Yago/ Iago.

No Antigo Testamento, Jacob (mais tarde chamado Israel) é o filho de Isaac e Rebeca e pai dos doze fundadores das doze tribos de Israel. Ele nasceu segurando seu irmão gêmeo Esaú pelo calcanhar, e seu nome é explicado como significando "titular do calcanhar" ou "usurpador". Outras teorias afirmam que é na verdade derivada de um nome hipotético como יַעֲקֹבְאֵל (Ya'aqov'el) que significa "que Deus o proteja".

Jacó acabou derivando em Jaime, a partir do occitano Jaume, derivado do latim Iacobus. Iacobus deu diretamente em português em Iago, que acabou se transformando em Santiago, que foi abreviado como Diogo e depois Diego. E a família é grande, não termina por aí: Jaume (occitano) também acabou virando James em inglês, já o francês Jacques deriva diretamente da forma latina ou hebraica. Sendo assim, se uma pessoa tiver 9 filhos chamados Jacó, Yago, Santiago, Tiago, Diogo, Diego, Jaime, James e Jacques, tecnicamente todos terão o mesmo nome só que em línguas diferentes, todos eles derivando de Iacobus.

Portanto Yago é a forma espanhola do latim Iacobus, originário no grego Ιακωβος (Iakobos), que vem do nome hebraico יַעֲקֹב (Ya'aqov). O Santo Iago acabou por dar origem ao nome Santiago e a sua abreviação: Tiago.
Recentemente, uma semi-celebridade de algum reality show europeu colocou o nome do seu filho de Sandiego: uma nova combinação inspirada em Santiago porém, usando o nome Diego.

É de dar um nó de marinheiro no cérebro, não?

De qualquer modo, Santiago é um nome reconhecido no mundo todo: Nos Estados Unidos, está no 127º lugar no ranking de nomes masculinos divulgados no ano de 2015. Encontra-se também nos rankings mais recentes da Inglaterra e País de Gales (410º), Chile (23º), Itália (98º), Espanha (83º), além de ser o primeiro colocado no ranking do México e no ano de 2016, ter atingido o primeiro lugar no ranking de Portugal, desbancando o tradicionalíssimo João.

No Brasil, ele está adquirindo uma popularidade maior gradativamente: são 8.390 pessoas do sexo masculino chamadas Santiago, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), o que o coloca numa popularidade baixa no ranking geral pesquisado, no 846º lugar. O estado de maior frequência é Goiás, e ele vem sendo registrado mais e mais a cada década, sendo que a maioria deles nasceu nos anos 2000. A grafia Santhiago também nomeia 219 pessoas.

No ranking anual do BabyCenter de 2015, Santiago constava na 93ª posição, pela primeira vez integrando o top 100 dessa pesquisa. Entretanto, ele não voltou a aparecer em 2016, e como o fórum do BabyCenter Brasil é muito frequentado por portugueses (não existe BabyCenter Portugal), talvez essa aparição de Santiago tenha sido mais influenciada por usuários (as) portugueses (as), visto que lá ele é o nome mais popular no momento.

Também sustento esse argumento de que o nome Santiago não poderia ter entrado no top 100 do Baby Center de 2015, pois no mesmo ano, no estado de São Paulo, ele teve apenas 57 registros (Arpen/SP). O 92º colocado e o 93º colocado daquele ano na lista do Baby Center, Thales e Ricardo, obtiveram na lista da Arpen/SP 307 e 412 registros, respectivamente. Então, baseando-se na lista da Arpen/SP que é oficial, Santiago não teria como integrar o top 100 do BabyCenter. Prova disso é que na lista de 2016, ele desapareceu.

Geograficamente falando, Santiago é um toponímico extremamente disseminado: temos localidades com esse nome na Argentina, na Bolívia, no Brasil (Santiago é uma cidade brasileira do Rio Grande do Sul), Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Filipinas, Jamaica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e muitas, mas muitas localidades na Espanha, incluindo a famosa cidade de Santiago de Compostela.

Referências:


Santiago Cabrera, ator chileno, no
papel de Sir Lancelot, na série Merlin.


Santiago Cabrera, ator chileno;
Santiago Calatrava, arquiteto espanhol;
Santi Cazorla, futebolista espanhol;
Santi Freixa, jogador de hóquei em campo espanhol;
Santiago Iglesias, congressista de Porto Rico;
Santiago Palavecino, boxeador argentino;
Santiago de la Parte, corredor espanhol de longa distância;
Santiago Phelan, jogador e técnico de rugby argentino;
Santiago Ramón y Cajal, histologista e médico espanhol;
Santiago Rodriguez, pianista e professor de Cuba;
Santiago Schnell, cientista venezuelano;
Santiago Solari, futebolista argentino;

Santiago Cruz, jogador de futebol;






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário