sábado, 4 de fevereiro de 2017

Azarel

.

Conhecimento nunca é demais, então, mesmo que Azarel me lembre automaticamente “azar” e “azarado”, ainda assim vamos abordá-lo aqui. Segundo o Behind The Name, Azarel é um nome hebraico bíblico masculino, que significa “Deus ajudou”. Esse nome é mencionado no Antigo Testamento várias vezes, sendo de personagens bíblicos menores.

Azarel soa muito semelhante à Azriel e Azrael, e isso se deve por que eles são linguisticamente relacionados. Ambos vem do hebraico e tem significados muito semelhantes, uma vez que Azriel e Azrael significam “ajuda de Deus”. De qualquer modo, Azriel ou Azrael retiram a má impressão da associação imediata com a palavra “azar”, de modo que acho essas duas versões bem melhores, sem perder o significado nem o contexto bíblico, já que Azriel tambem é o nome de três personagens bíblicos do Antigo Testamento.

Além disso, Azarel, Azriel e Azrael estão relacionados com Eliézer (Eleazar) e suas variantes, que significam “meu deus ajudou”. Enquanto nos primeiros os termos estão na ordem “azar” (ajuda) e “El” (Deus), em Eliézer ou Eleazar estão ao contrário (El + Azar). São todos “primos” do nome Lázaro, que é a forma grega de Eleazar.

Falando especificamente de Azarel, o objeto do nosso post, cabe dizer que esse é um nome imensamente popular na Bíblia. Os Azarel’s da Bíblia são:

1.             Um soldado listado entre os poderosos homens de Davi (1 Crônicas 12: 6);

2.             Um filho de Heman e músico de Davi (1 Crônicas 25:18, chamado Uziel em v3).

3.             Um filho de Jeroão e chefe de Israel - tribo de Dan (1 Crônicas 27:22).

4.             Um filho de Bani que se divorciou de sua esposa estrangeira durante o expurgo de Ezra (Esdras 10:41).

5.             Um filho de Aazai mencionado entre os kohanim instalados após o retorno da Babilônia (Neemias 11:13 e 12:36).

A única versão do nome que tem registros no Brasil é Azriel, com 28 pessoas chamadas assim segundo o Nomes no Brasil do IBGE. É claro que Eliézer e Lázaro são nomes razoavelmente populares por aqui, mas para efeitos etimológicos, são apenas cognatos em termos de significado. É como Dorotéia e Teodora: os mesmos termos estão ordenados de modo diferente.

Em termos de referências notáveis, é um pouco difícil de encontrar. Em uma rápida busca no Facebook encontrei muitos Azarel, e inclusive, várias mulheres. Também achei algumas com o nome Azarela, o que penso ser uma variante feminina. 




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário