domingo, 5 de fevereiro de 2017

Paloma Louise: o nome da filha de Ana Ortiz



.
Ana Ortiz é uma atriz e cantora americana. Quando criança, Ana queria ser bailarina, mas após uma lesão, resolveu seguir a carreira de atriz. Tornou-se mais conhecida por suas inúmeras participações em seriados de televisão, entre eles NYPD Blue, Dr. Quinn: Medicine Woman e Boston Legal. Interpretou o papel de Hilda Suarez em Ugly Betty. A sua filha se chama Paloma Louise Lebenzon!

Ana Ortiz e seu marido, Noah Lebenzon, acolheram sua primeira filha no dia 25 de junho de 2009, em Nova York. Ela deve estar completando seus sete aninhos em breve. O casal deu uma entrevista, a qual eu traduzi rapidamente, portanto pode conter erros de tradução, sobre a nomeação de Paloma Louise. O pai disse que é difícil nomear um bebê, e que ele não pensava que seria tão difícil, dizendo inclusive que foi um stress enorme e que ele surtou vários momentos, sabendo que era por aquele nome que chamariam essa pessoa por toda vida. Noah tem toda razão: a escolha do nome é uma etapa muito importante!

Ana Ortiz disse que tinham uma lista que gostavam, e que queriam ver o rosto do bebê para julgar qual seria mais adequado. Mas mesmo quando ela nasceu, não tinham certeza sobre o nome. Não conseguiam decidir. Durante o primeiro dia com o bebê, um grande grupo de nomes desapareceu e restaram só dois. Durante uma visa da melhor amiga de Ana, acabaram decidindo por Paloma. Ana declarou: “Paloma significa pomba, que é o pássaro da paz, mas eu apenas pensei que era um nome bonito, elegante e ainda poderoso”.

Segundo o casal, eles queriam um nome espanhol que as pessoas não falantes da língua espanhola pudessem pronunciar sem destruí-lo, de modo que Paloma caiu nessa categoria. Paloma é um nome fácil em inglês em espanhol, disseram eles. O nome do meio, Louise, foi escolhido após a avó de Ana Ortiz, que também é o nome do meio da mãe dela, e também o seu próprio nome do meio: é uma tradição.

Paloma Louise parece mesmo um nome elegante, vintage e gostoso de dizer. A escolha de Ana Ortiz e seu marido Noah foi muito legal.


Ana Ortiz e sua filha Paloma 


O Blog já trabalhou o nome Paloma aqui. Ainda não escrevemos sobre Louise, mas temos uma publicação sobre Luísa aqui. Segundo a ferramenta Nomes no Brasil do IBGE, baseada no Censo 2010, de 1930 a 2010 nasceram no Brasil 79.397 pessoas chamadas Paloma. O auge de registros foi na década de 90, e depois caiu sensivelmente nos anos 2000. O estado com maior frequência é São Paulo. 

Louise é o nome de 6.283 pessoas, a maior parte registradas nos anos 90 também, com maior frequência no RJ. Infelizmente a ferramenta não disponibiliza verificação de compostos.

Os dois nomes juntos, Paloma Louise, compõem um significado pouco harmônico: Paloma significa pomba, em espanhol, e Louise, “famosa em batalha”. Um pouquinho estranho “pomba famosa em batalha”, mas a gente não se apresenta dizendo o significado do nome, logo, não tem maiores problemas, e como a atriz explicou, o nome Louise é o segundo nome das mulheres da sua família há 4 gerações.


Fonte consultada: Revista People





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário