domingo, 5 de fevereiro de 2017

Azzurra

.
Azzurra é um nome próprio feminino italiano, também é encontrado na variante Azura e a alteração Azzurrina. Assim como, segundo a Wikipédia italiana, há as variantes masculinas Azzurro e Azzurrino. Em inglês, embora muito raros, temos Azure e Azura.

Deriva do adjetivo homônimo indicando o azul, a cor do céu. Etimologicamente, o termo vem do persa “lajvard” ou “lazvard”, que designou o lápis-lazúli (lapislazzuli, em italiano) ou a safira. Este nome, raro até o início do século XX, recebeu novos estímulos após a participação da seleção italiana na Copa América em 1983, e novamente em 2006 na Copa do Mundo.

A seleção italiana tem a cor tradicional azul, em homenagem a antiga casa real italiana de Saboia, cuja família reinou o país de 1861 a 1946, e tinha como brasão imperial a cor predominante em azul claro (azzurro em italiano), e portanto, os membros da seleção são apelidados Azzurri e a seleção, Esquadra Azzurra.

Na Itália, o personagem de Schreek que chamamos de Príncipe Encantado (Prince Charming em inglês) é chamado de Príncipe Azzurro.

Apesar de ser um nome bastante popular para mulheres na Itália, acho Azzurra inviável para o Brasil, e tanto mais para outros países da língua portuguesa, pois tem uma sonoridade pesada e áspera. Além disso, lembra zurrar, o zurro.

Referências:

Azzurra Cancelleri, política italiana;
Azzurra Ermito, jogador de basquete italiano
Azzurra Gaglio, jogador de basquete italiano

Azura Skye, atriz norte-americana




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário