domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dajana



Dajana é um nome feminino usado na Sérvia e na Croácia, pronunciado por lá do mesmo jeito que “Daiana” (Diana, na pronúncia inglesa). Também é escrito como Dijana. É importante lembrar que nas línguas eslavas, o J tem som de “i”.

Provavelmente o nome Diana é derivado de uma palavra antiga de raiz indo-europeia, significando "celestial, divina". Relacionado com "Dyeus" (Zeus). Diana era uma deusa romana da Lua, da caça, das florestas e do parto, muitas vezes identificada com a deusa grega Ártemis. 

Em outras línguas temos: Diana (búlgaro), Diane, Diann, Dianna, Dianne, Dyan (inglês), Diane, Dianne (francês), Kiana (havaiano), Diána (húngaro).

Como era previsível, Dajana não tem nenhum registro no Brasil, nem nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), tampouco nas listas recentes da Arpen/SP. O nome Dajane, que aparentemente parece ter sido criado por aqui, segundo o IBGE, tem 56 pessoas, todas nascidas na década de 80. 

Dijana, segundo o IBGE, é o nome de 25 pessoas. Já Dijane é o nome de 419 pessoas - número que é surpreendente - a maioria nasceu na década de 70 e com destaque para o estado de Alagoas. 

Outras variantes que encontrei no IBGE são Deijane e Deyjane, o primeiro sendo o nome de 467 pessoas e o segundo, 

Acho que Dajana, com a pronúncia normal portuguesa do J pode ser utilizado no Brasil, como uma alternativa para Diana, diferenciada e interessante. Apelidos legais podem ser Daji ou Jana (que também compartilha com Janaína).

Referências:

Dajana Cahill, atriz australiana;
Dijana Pavlović, atriz sérvia naturalizada italiana;

Dajana Roncione, atriz italiana.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário