segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Demétria




Demétria é um nome feminino, em uso na língua portuguesa, que significa “consagrada à Deméter”,consagrada à mãe terra”, visto que Deméter provavelmente significa “mãe terra”, derivado do grego δα (bis) "terra" e μητηρ (metro) "mãe". Na mitologia grega, Deméter era a deusa da agricultura, filha de Cronos, irmã de Zeus, e mãe de Perséfone.

Encontra-se em outras variações como Deméter, Dimitra, Demetra, das quais essa última é minha favorita. Demétria é o nome de nascimento da Demi Lovato e da Demi Moore, e ainda podemos citar Demétria de Roma, uma santa romana, e Demetria Washington, atleta americana.


Não há nenhum registro de Demétria, nem mesmo em outras versões, nas últimas listas disponíveis. Encontrei uma Dimitria, na lista da Arpen/SP (2015), mas não sei se essa variante é válida. 

Nos Estados, chegou a estar na posição 503 do ranking em 1975, sua última aparição foi em 1993, na 970ª posição, e desde então, ele não aparece mais nos rankings do país (lembrando que nos EUA ele é usado sem acento).

Considero um nome raro e cheio de poder. Tem o benefício de ser totalmente exclusivo nos dias de hoje, sem comparações ou xarás em lugar algum. Uma pequena Demétria será única em muitos sentidos. Além disso, tem toda a elegância de ser um nome grego, de estar associado à uma deusa grega, e mais, tem um significado muito legal, relacionado com à mãe terra. 



.





Um comentário: