quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Jacira

.

Jacira é um nome feminino de origem indígena, provavelmente tupi-guarani, que supostamente significaria “mel da lua”, a partir de Jaci (lua) combinado com “ira/yra”, palavra para “mel”. Também pode ser escrito Jacyra ou ainda, Yacyra/Iacira.

Já em Navarro (2006, p. 578), Jacira origina-se da combinação dos elementos em tupi antigo Îasy (lua) + a'yra (filho), resultando em “filho da lua”, pois, segundo o autor, “mel” vem do elemento “eíra”, e seria uma combinação diferente. Morfologicamente, a aglutinação de Îasy(r)a'yra tem mais sentido do que Îasy eíra, obedece mais aos princípios fonéticos do tupi. Semanticamente também, pois dentro de uma tradição indígena faria mais sentido chamar uma pessoa de "filho da Lua" do que de "mel da lua". O autor Eduardo Navarro, autor do "Dicionário de Tupi Antigo, é também, o maior especialista em tupi antigo do Brasil (agradeço ao amigo virtual José Aristides Silva Gamito ** pelas informações) 

Jacira é um nome indígena bastante popular no Brasil. É o nome de 42.936 pessoas no território brasileiro, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que a maioria nasceu nas décadas de 50 e 60, caindo bastante depois disso, e com destaque para o estado da Bahia.

Jacyra tem 953 representantes, de acordo com o IBGE, só que registrados em maior número na década de 1930 com destaque para o Rio de Janeiro. Já Iacira tem 79 registros ao todo, todos na década de 60. A variante preferida dos brasileiros é, portanto, a mais simples: Jacira.

O barco Jacira foi o nome de uma pequena embarcação brasileira afundada em 1942 no litoral da Bahia por um submarino alemão.

Como referências temos:

Jacira Santos é atriz e manipuladora de bonecos do Grupo 100 Modos de Teatro de Bonecos. Na Rede Globo, Jacira fez a cachorra Priscila do TV Colosso, interpretou personagens do Angel Mix, e interpretava a Cuca do Sítio do Picapau Amarelo.

Jacira Sampaio, foi uma atriz brasileira, falecida em 1998, que interpretou a Tia Nastácia no Sítio do Pica-Pau Amarelo exibido nos anos de 1977 a 1986.

Jacyra Silva, foi uma atriz brasileira, mais conhecida por seu trabalho em telenovelas como Antônio Maria da Rede Tupi, onde fez sucesso como a empregada Maria Clara. Na Rede Globo participou de produções de grande êxito como Irmãos Coragem (1970), Uma Rosa com Amor (1972), Corrida do Ouro (1974), entre outras.


.


Um comentário:

  1. Amei o significado filha da Lua..ja que minha irmã se chama Jaciara é é mãe da Lua e eu sou Jacira

    ResponderExcluir