sábado, 25 de fevereiro de 2017

Judicael

.


Judicael é um nome masculino, uso francês e bretão. É a forma francesa do antigo bretão Iudicael, derivado dos elementos “iud” (senhor, príncipe) e “cael” (generoso), o que, por interpretação, significa “príncipe generoso”. Este foi o nome de um rei bretão do século 7, também considerado como um santo.

Temos também as variantes Judikael e Yezekael (bretão) e Iudicael (celta antigo). No Brasil, há apenas 467 pessoas chamadas Judicael, sendo que a década de maior número de nascimentos foi 1960.  O estado onde é mais fácil encontrar pessoas chamadas Judicael é a Bahia.

Judicael é semelhante à palavra “adjudicar”, motivo pelo qual muitas pessoas não gostam do nome. A mim lembra justiça, por isso tenho uma queda por esse nome. Por causa disso, e por ser longo.


Como referências podemos citar: São Judicael ou Judicaël, também escrito Judhael e por muitas outras variantes, era o rei da Dumnonia e alto rei dos bretões em meados do sétimo século e Judicael Berengário, com ambos os nomes sendo usados ​​em conjunto, era um conde de Rennes na 10ª século.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário