sábado, 25 de fevereiro de 2017

Eliana & Eliane





Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 181.921 pessoas chamadas Eliana no Brasil, com destaque absoluto para os anos 70 e o estado de maior frequência na Bahia. Já Eliane tem 343.168 pessoas em todo o Brasil, com destaque para o estado do Paraná e também para a década de 70.

Isso faz de Eliane o 75º nome mais popular no Brasil em termos gerais, e Eliana o 174º. Assim, temos a noção que os nomes Eliana e Eliane foram muito populares no Brasil nos anos 70 e por isso hoje são considerados datados. São, portanto, nomes característicos das “mães” de hoje em dia, e não dos bebês.

Entretanto, nada impede que ele ainda seja utilizado. Embora muito raro de ser encontrado nos berçários atuais, Eliana & Eliane tem seus registros esporádicos. Na lista da Arpen/SP de 2015 foram 22 registros de Eliana, e 8 registros de Eliane. É um nome muito raro nas listas dos pais e mães que vão ter seus bebês por agora, mas tem pontos positivos: escrevem-se de modo simples, pronuncia-se de maneira muito fácil, e todos conhecem esse nome, diminuindo as chances de confusão ou estranhamento.

O ponto negativo é que, por ter sido muito popular em décadas passadas, Eliana & Eliane podem ser considerados ultrapassados. Para isso, eles precisariam descansar mais algumas décadas para voltar com legitimidade.

Eliana é a forma italiana, espanhola e portuguesa de Éliane. Em italiano temos o diminutivo Liana, e em outras línguas Aeliana (Roma Antiga), Éliane (francês). Provavelmente deriva de Aeliana, a forma feminina do nome romano Eliano, que foi derivado do sobrenome romano aelius. Este era o nome de um santo e mártir do cristianismo primitivo, e possivelmente foi derivado da palavra grega ηλιος (Helios), que significa “sol”. Este foi o nome da família do imperador romano Adriano.

Eliana também pode ser um nome hebreu. Significa "meu Deus respondeu" em hebraico. Eliana tem uma certa popularidade atual em torno do mundo: 1) Estados Unidos, 103ª posição em 2015; 2) Inglaterra e País de Gales, 267º lugar em 2014; 3) Itália, 171º lugar em 2009; 4) Holanda, 429º lugar em 2015. Já Eliane esteve dentro do top 100 da Suíça até 1961, no 83º lugar.

É um nome bastante significativo para quem gosta de significados religiosos, quando olhamos o nome em hebraico, e também para quem gosta de ligação com elementos astronômicos, no caso do significado greco-romano. Assim, é bom para cristãos e para não-cristãos também. É incomum, e está em sintonia com tendências modernas internacionais, embora no Brasil sua caracterização seja diferente.

Eliana é um nome bonito, fluído e bastante feminino. Pode ser uma grande alternativa à Eloísa/Heloísa e Helena, que andam populares demais. Se formos olhar, até pouco tempo, Heloísa e Helena também eram considerados datados e ultrapassados, por isso, nunca podemos nos basear em impressões pontuais e passageiras. 

Eliane perde um pouco do encanto, primeiro por que os nomes com “ane” adquiriram uma conotação ruim (vide as páginas de Falsianes, Cobriane, Vadiane no Facebook, uma alusão a que todo nome pode virar –ane de algum modo), e por que pode ser facilmente confundido com Elaine.

Referências:

Eliana Guercio, atriz e dançarina argentina;
Eliana Macedo, atriz brasileira de cinema, creditada em alguns filmes como Eliana
Eliana Lupo, dubladora italiana;
Eliana Miglio, atriz italiana;
Eliane Elias, pianista, cantante e compositora brasileira;
Eliane Giardini, atriz brasileira;
Eliana Guttman, atriz brasileira;
Eliana Michaelichen Bezerra, conhecida simplesmente como Eliana, é uma apresentadora, empresária e cantora brasileira;
Eliana Alexander, é uma atriz mexicana, mais conhecida por seu trabalho como Rita Thomas em Desire.
Eliane (cantora) é uma intérprete brasileira de forró. 



.

4 comentários:

  1. Meu nome é Eliane, mas de uns tempos para cá deram para me confundir com Elaine e quando falo meu nome no telefone eles entendem Juliane, Liliane, Elaine Helena. Quando faço comentários em videos de lingua inglesa que eles escrevem ELaine, eu desmembro ele e escrevo Eleeanni.

    ResponderExcluir
  2. O meuTambém é Eliane ,e se não sabem chamar é porque são burros ,pois não há nem um grau de dificuldade, nome curto simples e comum

    ResponderExcluir
  3. Esse nome pode desaparece eliane

    ResponderExcluir