sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Tabitha



Tabitha é um nome feminino de origem bíblica, que significa “gazela” em aramaico. No Novo Testamento há uma mulher chamada Tabitha que volta à vida ressuscitada por São Pedro, mas no grego seu nome é traduzido como Dorcas. Como um nome inglês, Tabitha se tornou comum apenas após a Reforma Protestante.

Foi popularizado nos anos 60 pelo programa de televisão “Bewitched”, em que Tabitha (as vezes escrito Tabatha) é a filha do personagem principal. Como outras grafias temos Tabita (bíblia latina), Tabatha (inglês), Tabea (alemão).

A popularidade de Tabitha ao redor do mundo, segundo dados do Behind The Name se resume à Estados Unidos e Reino Unido, estando em 946º lugar nos EUA em 2015 e no 191º lugar em 2014 no Reino Unido.

No Brasil, não temos apenas uma grafia, temos várias; Assim, classifiquei as principais, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010): 1) Tábita é o nome de 2.234 pessoas, com maior frequência no Amazonas; 2) Thabita é a segunda grafia mais usada, com 236 pessoas e destaque para o Espírito Santo; 3) Tabitha tem 66 pessoas; 4) Thabyta tem 51 pessoas; 5) Tabyta tem 45 pessoas.

Na lista da Arpen/SP temos 7 registros de Tabita; 2 de Tábita; 1 de Thabita.

Referências

Tabitha Ann Holton, primeira mulher licenciada como uma advogada na Carolina do Norte;
Tabitha D'umo, professora da dança americana, coreógrafa e diretora criativa;
Tabitha Fringe Chase, ativista americana;
Tabitha Gilman Tenney, autora americana;
Tabitha King, autora e esposa de Stephen King;
Tabitha Lupien, atriz canadense e dançarina competitiva;
Tabitha NAUser, cantora de Singapura;
Tabitha Soren, repórter da MTV News;
Tabitha St. Germain, atriz de teatro canadense;
Tabitha Suzuma, escritora britânica;

Tabitha Wady, atriz britânica;



.

2 comentários: