terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Núria

.


Núria é um nome feminino em uso principalmente no espanhol. Ele deriva do título catalão da Virgem Maria, Nostra Senyora de Núria, que significa “Nossa Senhora de Núria”. Núria é um santuário na Espanha, no Vale de Núria, nos Pirineus, onde contém uma famosa estátua de Maria. Portanto, Núria é um dos inúmeros epítetos de Nossa Senhora, como Fátima, Guadalupe, Lourdes, Dolores, Conceição, Pilar, Candelária, Araceli, Consuelo, etc.

Núria encontra bastante popularidade em países de língua hispânica, estando no 37º lugar no ranking da Catalunha de 2014, no 39º lugar no ranking da Galícia em 2009, e no 65º lugar no ranking de 2015 da Espanha. Além desses, Núria também se encontra no 45º lugar no ranking português de 2015.

Mas há outras possibilidades de significado. No japonês, segundo o Behind The Name, Nuria é a combinação dos elementos “nu” (área, campo), “ri” (vila) e “a” (Ásia). Esquisitamente, significaria “vila do campo na Ásia”.

Outras fontes afirmam que Núria possivelmente pode ter sido influenciado pelo nome árabe Nuriya, que significa “brilhante”. A Wikipédia italiana, sobre isso, diz que Núria deriva da palavra hebraica Nurya, que por sua vez vem do aramaico Nura. Nura pode basear-se na palavra aramaica “nehiyr”, que significa “luz, sabedoria” ou o nome árabe Nur, que significa “brilhante”.

No Brasil, é um nome pouco usual. Apenas 1.461 pessoas são assim chamadas por aqui, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). A maioria nasceu nos anos 90, e o estado de maior frequência é Goiás. A grafia Nurya contém 57 registros.

Na lista da Arpen/SP, Núria tem 2 registros apenas no ano de 2015. Portanto, no momento e em termos de Brasil, é um nome muito raro para crianças.

Referências:

Nuria Espert, atriz dramática espanhola;
Nuria de la Fuente, modelo e atriz espanhola;
Nuria González, atriz e apresentadora espanhola;
Nuria Llagostera Vives, tenista espanhola;
Nuria Martínez, jogadora de basquete espanhol;
Nuria Rial, soprano espanhola.




.