terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Chandra

.


Chandra é um nome unissex – pode ser usado tanto para homem como para mulher em seu país de origem, a Índia – e significa “lua” em sânscrito, derivado de चन्द (Chand) que significa "brilhar". Esta é uma transcrição da forma masculina चण्ड, um dos nomes da lua, que em textos hindus é muitas vezes personificada como uma divindade, bem como a forma feminina चण्डा. Também encontramos a variante Chander, que é exclusivamente masculino.

O significado é muito legal: a lua sempre foi uma grande inspiração para a imaginação humana, para as poesias e histórias, especialmente do amor romântico. Acho um significado poético, apesar de achar o nome Chandra não tão elegante – falta a ele um toque de amabilidade – que pode agradar muitas pessoas que buscam uma significação coerente. Com uma variedade grande de nomes que significam “lua”, é possível até fazer pares ou trios de irmãos temáticos, todos significando “lua” (Luna, em latim e Qamar, do árabe, são exemplos interessantes).

Nos Estados Unidos, Chandra ficou dentro do Ranking feminino (top 1000) de 1956 até 1992, quando ficou na 963ª posição e não voltou a aparecer. Segundo dados da Social Security dos EUA, em 2015 foram apenas 7 meninas chamadas Chandra em todo o território norte-americano.

Já no Brasil, desde 1930-2000, foram registradas apenas 87 pessoas chamadas Chandra, em todo o território brasileiro. A maioria delas se concentra no Rio de Janeiro, e nasceram na década de 80. Como nós brasileiros, infelizmente, amamos inventar uma grafia “alternativa”, há 54 pessoas chamadas Shandra e 27 pessoas chamadas Xandra. Além disso tudo, 1 pequena Chandra foi registrada em São Paulo no ano passado, segundo dados da Arpen/SP.

Uma referência para o nome é a atriz Chandra Wilson, conhecida pelo seu papel como Dra. Miranda Bailey na série Grey’s Anatomy, do canal americano ABC. Chandra West, atriz canadense, também representa o nome no mundo dos famosos.

Chandra Crawford também é o nome de uma biatleta medalhista olímpica, que conquistou o ouro nas Olimpíadas de 2006. Chandra Shekhar (um homem) foi primeiro-ministro da Índia de 1990 a 1991.


O Observatório de raios-X Chandra é um telescópio espacial lançado pela NASA e gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão. Foi lançado em 23 de julho de 1999, pela missão STS-93 do ônibus espacial Columbia.




.

4 comentários:

  1. Chandra, Chana, chantal são problemáticos no Brasil...pq lembram órgão sexual feminino. Tirando isso...lembra Sandra, Alexandra ("xandra = chandra" fonética). Acho a sonoridade mto forte.
    Quanto a Chana prefiro Hannah..tbm prefiro Hannah ou Sandra a Chandra.
    Chantal se tirar o "t" fica ultra zoado (canal, anal..), mas a variante Chantelle apesar de lembrar o Danone, salva...
    Dos nomes que fazem referência a lua, gosto mto de Serena, Luara e Luna.

    ResponderExcluir
  2. O nome da minha filha é Chandra Charisse, ela nasceu em 2004 no Paraná.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou Chandra e sou de Angola

    ResponderExcluir