quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Tiffany

.
Um nome pouco vislumbrado no Brasil, mas que ao menos para mim, faz parte do grupo de nomes apreciados pelos brasileiros, no qual se incluem Stephanie, Jennifer ou Jessica. Esse nome é Tiffany, que segundo a ferramenta Nomes no Brasil, do IBGE (Censo 2010), é como se chamam 1.641 pessoas no território brasileiro.

As mulheres chamadas Tiffany foram todas registradas no intervalo de tempo entre a década de 1980 até os anos 2000: antes disso, não temos dados. A maioria delas nasceu no estado de São Paulo. Na lista da Arpen/SP de 2015 – que diferentemente do IBGE, só abrange o estado de São Paulo – foram registradas 66 meninas chamadas Tiffany.

Como já era de se esperar, as grafias de Tiffany são inúmeras, pois é um nome que infelizmente, abre muita margem para estropiações. Fiz aqui uma tabela com todas as grafias encontradas no IBGE, com seus respectivos registros.


Grafia
Registros
Arpen/SP 2015

TIFFANY
1641 pessoas
66 registros
THIFANI
589 pessoas
-
THIFANNI
34 pessoas
-
THIFANNY
277 pessoas
-
THIFANY
1.586 pessoas
-
THIFFANI
81 pessoas
-
THIFFANNY
39 pessoas
-
THIFFANY
495 pessoas
-
THIPHANY
27 pessoas
-
THYFANI
142 pessoas
-
THYFANNY
43 pessoas
-
THYFANY
93 pessoas
-
THYFFANY
55 pessoas 5102
-
TIFANI
4.243 pessoas
02 registros
TIFANNI
50 pessoas
-
TIFANNY
365 pessoas
09 registros
TIFANY
2.739 pessoas
16 registros
TIFFANI
283 pessoas
01 registro
TIFFANNY
40 pessoas
-
TIFHANY
33 pessoas
-
TIPHANI
46 pessoas
-
TIPHANNY
26 pessoas
-
TIPHANY
144 pessoas
2 registros
TYFANI
169 pessoas
-
TYFANNY
22 pessoas
1 registro
TYFANY
100 pessoas
2 registros
TYFFANI
29 pessoas
1 registro
TYFFANY
41 pessoas
-
TIFHANI
-
1 registro
TYPHANI
-
1 registro
Total
13.432 pessoas
102 registros
Fonte: Arpen/SP, Nomes no Brasil IBGE


Isso quer dizer que 13.432 pessoas no Brasil se chamam Tiffany, só que são poucas que tem grafia correta. Somente Tiffani e Tiffany são consideradas grafias corretas em inglês, e não tenho conhecimento se alguma outra grafia é válida em outras línguas, exceto Theophania (grego antigo), Tiphaine, Tiphanie (francês), Theofania (grego).

Tiffany é a forma medieval de Theophania. Este nome foi tradicionalmente dado para meninas nascidas na Epifania (6 de janeiro), o festival que comemora a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. O nome morreu após a Idade Média, mas foi reavivado pelo filme Bonequinha de Luxo (1961), cujo título se refere a loja de joias da Tiffany, em Nova York.

Theophania, quer dizer "manifestação de Deus", a partir da combinação dos elementos gregos “theos” (deus) e “phanes” (aparecer). O nome na versão masculina foi suportado por alguns santos, incluindo um cronista de Constantinopla que viveu no século 8 e um santo ortodoxo russo que viveu no século 19, Teófanes, o Recluso, que na verdade é Feofan em russo. Portanto, Tiffany é um nome que possui um significado muito legal.

O nome tem popularidade em países de língua inglesa, segundo o Behind The Name:

Estados Unidos: 2015    #493 (mas ficou no top 100 de 1970 a 1999).
França: 2010      #453     
Inglaterra: 2014  #403
Canadá: 2003    #81       

Como referências podemos citar Tiffany Darwish, cantora pop americana; Tiffany Bolling, atriz e cantora norte-americana; Tiffany Brissete, atriz infantil americana; Tiffany Chin, patinadora americana; Tiffany Dupont, atriz americana; Tiffany Evans, cantora e atriz norte-americana; Tiffany Fallon, modelo americana; Tiffany Helm e Tiffany Limos, atriz norte americana; Tiffany Selby , modelo americana; Tiffany Trump, filha de Donald Trump; Tiffany Villarreal , cantora norte-americana;

A Wikipédia inglesa aponta também a variante Tiffanie, que é o nome de Tiffanie Anderson, cantora afro americana e dançarina e também Tiffanie DeBartolo, romancista americana; No Brasil, Tífani Vilanova é o nome de uma cantora ainda desconhecida. 




.

10 comentários:

  1. Muito boa a matéria gostei muito de saber de todas essas informações principalmente da grafia correta pois quero colocar esse nome em minha filha quando eu ter uma.

    ResponderExcluir
  2. O nome Tiffany é de origem grega e poderia ser usado com "ph" na grafia portuguesa. E também não vejo problema algum de usá-lo com apenas um "f", Tifany - o que facilitaria a vida da criança! Com certeza é um lindo nome, super feminino e delicado e minha futura filha merece!!!🎠👶🌹💖

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Thifanny, mas sempre me apresento com a grafia correta (Tiffany), antes eu costumava odiar meu nome, depois de um tempo eu comecei a achar ele lindo e tenho orgulho desse nome. Ah, também tem uma cor chamada Azul Tiffany se eu não me engano

    ResponderExcluir
  4. Vai ser o nome da minha filha,vai ser o composto:Tiffany Mikaella

    ResponderExcluir
  5. Sou uma menina trans, atualmente me encontro com um nome composto sugerido pela minha mãe: Bianca Isabela, amo meu nome parem gostei muito mais do nome tiffany e prendendo futuramente trocar o nome social e o de registro,thifanny Beatriz...🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, mas se eu fosse vc usaria a grafia correta TIFFANY (pra depois não se arrepender). Digo isso pq minha filha se incomoda muita com grafia errada. O dela se escreve THYFANI. Pretendemos corrigir.

      Excluir
  6. Amei o documentário 🥰
    Tiffany é um nome muito incrível mesmo!!

    ResponderExcluir
  7. Escutei esse nome pela primeira vez no ano 2000 (aos 14 anos). Gostei tanto que naquele momento decidi que seria o nome minha filha. Me tornei mãe aos 19 anos e botei o nome uhuuu. Mas... Nem tudo é perfeito, o pai registrou errado THYFANII. Pretendo pagar para retificar a gravia.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa as informações gostei muito de saber estás informações sobre ele (nome)a propósito meu nome é thifany e não gostava muito dele mais depois que soube dessas informações amei este nome mesmo não sendo a grafia correta.

    ResponderExcluir