terça-feira, 28 de março de 2017

Bibigul

.

Bem, eu sei que vai soar estranho e tudo mais, mas eu não pude me omitir diante desse nome quando eu li o significado. A verdade é que eu sempre quis achar um nome com esse significado especificamente, e estava bem difícil, então, mesmo achando difícil usar em português, vou escrever mesmo assim.

Bibigul é um nome feminino que vem diretamente do Cazaquistão. Não é como se fosse o quintal da nossa casa, nem sequer se trata de um país conhecido com uma língua falada ou pelo menos familiar no resto do mundo. Porém, Bibigul significa “rouxinol” em cazaque.

Você pode ouvir a pronúncia correta do nome aqui. Eu achei simplesmente uma fofura. Procurando por mais referências, encontrei uma atriz do Cazaquistão chamada Bibigul Suyunshalina. É bem possível que esse nome só exista lá nesse país e em nenhum outro lugar do mundo, já que todas as referências que tentei procurar estão na língua cazaque (que tem um alfabeto próprio bem diferente do nosso).


Além da atriz, temos ainda Bibigul Izbassarova, uma arqueira do Cazaquistão que faz parte da equipe nacional e compete profissionalmente na categoria arco e flecha. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário