terça-feira, 28 de março de 2017

Rihanna

.


Rihanna é um nome feminino, que deriva do nome árabe Rayhana. Este era o nome de uma das esposas do profeta Maomé, e significa “manjericão” em árabe. Outra versão é Reyhan (turco).

Esse nome já esteve no ranking dos Estados Unidos – entrou em 2006 na 529ª posição e saiu em 2013 na 952ª, tendo seu melhor momento em 2008 -, Inglaterra e País de Gales, França – ficou no ranking em 2007 no 394º lugar e em 2008 no 386º lugar -  e Irlanda do Norte – permaneceu no ranking por dois anos, em 2007 e 2008, ocupando o 77º e 78º lugar, respectivamente. O nome Rihanna foi dado à 176 meninas nascidas nos EUA em 2015.

Obviamente, a primeira coisa que associamos quando ouvimos ou lemos o nome Rihanna é com a cantora, famosa por muitos hits de sucesso em todo mundo, sucesso avassalador esse que não deixou o Brasil de fora. Pessoalmente, a primeira canção que tive acesso e que lembro da Rihanna foi “Umbrella”, lá nos idos 2007, quando passei a associar “música e artista”.

Na verdade, Rihanna se chama Robyn Rihanna Fenty, uma cantora, atriz, modelo e compositora, natural de Barbados, com ascendência guianense e irlandesa. Acredito que muitos dos registros de Rihanna – precisamente, foram 386 todos dentro dos anos 2000 (de acordo com o IBGE – Nomes no Brasil, Censo 2010), se devem à fama da cantora, porém, nem sempre foi essa a grafia usada. Há, por exemplo, 3.323 pessoas chamadas Riana, todas registradas por volta de 2000, uma clara tentativa de simplificar a escrita de Rihanna para acomodá-lo melhor ao português.

Na Arpen/SP do ano de 2015, Rihanna teve 66 registros. Dada a complicação ortográfica desse nome, esse não é um número inexpressivo, uma vez que se equipara – em número de registros na mesma lista - a nomes tradicionalmente conhecidos como Flora e Noemy. A grafia Riana teve apenas 19 registros. Outras grafias com graus variados de estropiação também foram encontradas.

Algumas fontes dizem que Rihanna na verdade é um erro ortográfico do nome Rhianna, que seria uma anglicização do nome irlandês Rhiannon, provavelmente derivado do antigo nome celta Rigantona que significa "grande rainha". Talvez isso faça sentido, há que uma cantora chamada Rhianna, nome artístico de Robin Hannah Louise Kenny, uma cantora britânica de R&B.

Infelizmente, o nome Rihanna ficou bastante demarcado por conta da artista sensação pop barbado-americana, como seria Britney, Beyoncé ou Shakira. Em menor ou maior grau, diria que os pais de uma bebê chamada Rihanna (ou grafias alternativas) seriam jovens demais, com pouca cultura erudita ou conhecimentos e muito influenciados pela cultura pop.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário