sábado, 4 de março de 2017

Cadence

.

Cadence é um nome feminino, de uso em inglês modero, que deriva da palavra literal inglesa para “Cadência”, que significa “ritmo, fluxo”. Seu uso tem sido verificado apenas após o século XX. Entre os americanos, temos a variante Kaydence.

Cadência, no dicionário, significa:

sf (lat cadentia) 1 Regularidade (de movimentos, sons etc.). 2 Harmonia na disposição das palavras de uma frase ou das frases de um período ou discurso. 3 Suavidade de estilo. 4 Ritmo no passo militar. 5 Regularidade de movimentos da dança com o ritmo da música; compasso. 6 Pausa de uma frase musical. 7 Sucessão de acordes que indicam a terminação final ou acidental da harmonia. 8 Suspensão do acompanhamento ou da orquestra, a fim de que o solista, cantor ou instrumentista execute uma série de frases de fantasia, para mostrar sua habilidade. C. autêntica, Mús: Cadência que consiste na resolução da dominante, ou do sétimo acorde dominante, para a tônica.

Lendo os possíveis significados e interpretações de Cadência, vemos que o definição é muito positiva. Todas os sentidos são bastante interessantes.

Nos Estados Unidos, Cadence aparece pela primeira vez dentro do top 1000 no ano de 2002, na 958ª posição. Em 2015, ele já estava na 341ª posição, e em nenhum ano no intervalo disso ele caiu, está subindo em rápida ascensão. Já no Canadá, ele só entrou no top 100 no ano de 2004, ocupando o 86º lugar.

No Brasil, Cadence é um nome desconhecido e não utilizado. Não há sinal dele nem nos dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), nem nas listas recentes da Arpen/SP. A versão literal portuguesa do nome, Cadência, também não detem registros. Por algum motivo, acho que Cadência poderia ser um nome próprio sem maiores complicações, a exemplo de Constância e de Cândida, que também são nomes literais.

Um dos primeiros usos de Cadence como nome feminino foi em referência à heroína do romance “Maybe the Moon”, de Armistead Maupin, publicado em 1992. 





.

3 comentários:

  1. Fala do nome Rachel ( Rêitchel e não Raquel ) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, é o mesmo nome, só muda a grafia e a pronúncia.

      Excluir
    2. Mas são tão diferentes!

      Excluir