segunda-feira, 6 de março de 2017

Cael

.

Cael é um nome masculino oriundo da mitologia irlandesa. Ele vem da palavra gaélica “caol”, que significa “delgado”. Na lenda irlandesa Cael era um guerreiro do Fianna e o amante de Créd.

Com o sucesso de Gael, eu acredito que Cael pode vir a ser descoberto e usado no Brasil. Por enquanto, é um nome bastante raro por aqui. Cael é um nome curtinho, moderno e fácil de pronunciar e escrever. Acredito que se trata de um nome muito bom para um menino. Também pode ser uma boa opção para ser usado em compostos.

Como terminado em –el, ele lembra bastante os nomes hebraicos classificados como “nome de anjo”. Na cabala, é supostamente o nome do anjo que rege o signo astrológico de câncer, embora eu não tenha encontrado fontes mais ou menos seguras dessa analogia.

O nome Cael foi dado a 145 meninos nascidos nos EUA em 2015, mas no ranking estadunidense, ele entrou no ano de 2002 e saiu no ano de 2012. Nos 10 anos que ficou dentro do top 1000 masculino, ele teve pouca expressão, e fechou em 953ª posição no ano de 2012.

No Brasil, Cael é um nome bastante raro. Apenas 266 pessoas se chamam Cael, sendo que 3 desses são mulheres, com destaque para o estado da Bahia, e maior número de nascimentos nos anos 2000. A variante Kael é mais apreciada, sendo o nome de 903 pessoas, com maior taxa de frequência em Tocantins, igualmente com maior número nos anos 2000. De todas as pessoas chamadas Kael, 11 são mulheres.

Além de Cael e Kael, o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), também tem nos seu banco de dados 24 pessoas chamadas Khael. Na lista da Arpen/SP de 2015, foram 7 bebês chamados Cael e 38 chamados Kael, mas nessa lista em especifico não temos como separar quantos são meninos e quantas são meninas. Hipoteticamente, imagino que sejam no total, 45 meninos.




.


10 comentários:

  1. Mano, muito incrível, e saber que meu nome era tão raro assim, minha constelação é de cancer, igual está no texto, alías é cael e kael um mais raro que o outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muito legal! Meu nome é Cael

      Excluir
    2. Eu tenho um Cael en Casa. UM SER HUMANO RARO E INCRÍVEL. LINDOOOO NOME

      Excluir
  2. Meu filho vai se chamar Cael e tivemos a ideia pela junção dos nossos nomes e depois de pesquisar o significado

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!eu tenho um Cael e ele é Maravilhoso. AMÁVEL E MISTICO.Um Anjo de Puro Amor

    ResponderExcluir
  4. O Nome explica td.Seres Raros.Incriveis,Inteligentes,Amáveis.

    ResponderExcluir
  5. Kael augusto. Nome do meu filho. Portador da síndrome de marfan. Um filho Lindo e inteligente. Ele veio nos ensinar o que é o amor.

    ResponderExcluir
  6. Opa meu nome é Cael e nasci em 1974 e moro em Curitiba, gosto muito do meu nome e é bom saber que o nome está se difundindo pelo mundo... valeu a pesquisa

    ResponderExcluir
  7. O nome do meu filho nascido em 2019 é Cael nascido pra adorar

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê se chamará Cael

    ResponderExcluir