quarta-feira, 15 de março de 2017

Camilo

.


Camilo é a forma espanhola e portuguesa de Camilus, que é um cognome romano, que é provavelmente um nome de origem etrusca e significado desconhecido, como a maioria dos nomes etruscos. Ele provavelmente não está relacionado com a palavra latina “camillus”, que seria um moço que seria empregado em serviços religiosos, talvez um noviço, mas geralmente é esse o significado que os sites brasileiros dão como correto.

Este nome foi suportado por um monge do século 16, São Camilo de Lellis. No Brasil, a forma feminina Camila foi muito popular na década de 90. Outras formas são: Camillus (romana), Kamil (checo), Camille (francês), Camillo (italiano). Um apelido muito legal seria Milo, e eu tenho uma tendência grande a gostar bastante de Camilo pois sou fã da sonoridade de Danilo e Murilo.

Algumas pessoas podem considera-lo um pouco estranho, já que a variante feminina é muito mais demarcada do que a masculina, mas essas pessoas talvez possam saber que Camilo existe, é um nome legítimo, existente, e não apenas uma variante masculina inventada de um nome exclusivamente feminino.

Nos Estados Unidos, Camilo ficou na posição 951 no ano de 2015, e no Chile, esteve classificado na 46ª posição no ano de 2006.

Já no Brasil, Camilo não é dos nomes mais usados, mas tem bastante expressividade. São 14.342 pessoas com esse nome em todo o país, com destaque para uma maior taxa de frequência no Amapá. Quanto ao número de registros por década, Camilo teve dois picos de registros, um na década de 60 e outro na década de 80. Mas nem se compara com a popularidade da variante feminina, que é o nome de 471.559 pessoas.

O número de Camilo’s no Brasil o faz ser o 573º nome masculino mais registrado em todo o país. A variante feminina é o 12º nome mais usado no país em termos gerais. Também temos 175 pessoas chamadas Kamilo.

Referências:

Camilo Castelo Branco - escritor português.
Camilo de Lellis - santo católico.
San Camillo de Lellis - igreja titular e basílica menor localizada na Via Sallustiana, em Roma.

Camilo - cantor brasileiro.
Camillo Autore, arquiteto e engenheiro italiano;
Camillo Benso, político italiano;
Camillo Boito, arquiteto e escritor italiano;
Camillo Pavanello, ginasta italiano;

Camillo Procaccini, pintor italiano;
Camillo Ruini, arcebispo católico e cardeal italiano;
Camillo Rusconi, escultor italiano;
Camillo Sbarbaro, poeta, escritor e aforista italiano;
Camillo Sivori, violinista e compositor italiano;

Camilo Bargiela, escritor, tradutor e diplomata espanhol;
Camilo Castelo Branco, escritor português;
Camilo José Cela, escritor espanhol;
Camilo Cienfuegos, revolucionário cubano;
Camilo Escalona, político chileno;

Camilo Pessanha, poeta português;
Camilo Torres Restrepo, presbítero, guerrilheiro e revolucionário colombiano;

Camilo Torres Tenorio, político colombiano;



.