quarta-feira, 22 de março de 2017

Marli

.


Marly é uma variante inglesa, muito rara, do nome Marley. É um nome feminino que, na sua forma original Marly ou como Marli, foi bastante usado no Brasil na década de 60. A grafia Marlee também é mencionada.

Marly hoje é popular na Holanda, estando em 200º lugar como nome feminino mais registrado, no ano de 2014. Portanto, na Holanda você encontrará facilmente uma bebê chamada Marly.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil), até a data do Censo 2010, existiam 209.633 pessoas no Brasil chamadas Marli, do sexo feminino, o que faz desse nome o 76º mais usado ao longo do período da pesquisa.

A maioria delas nasceu em Santa Catarina, seguido de Paraná e Rio Grande do Sul, o que nos faz crer que é um nome tipicamente sulista. Desse total, mais de 71 mil nasceram nos anos 60.

Já a grafia Marly, nos dados do IBGE, tem 24.358 pessoas.

Em termos de registros recentes, Marli é quase impossível de ser encontrado em bebês brasileiras. Tanto que foram apenas 2 Marli na lista da Arpen/SP de 2016, ao lado de mais 2 com a grafia Marly.

Marley, por sua vez, foi retirado de um sobrenome, que também foi retirado de um toponímico – nome de lugar – que significava “madeira agradável”, “madeira de fronteira” ou “madeira de murta” em inglês antigo. Um famoso portador do sobrenome foi o músico jamaicano Bob Marley.


Uma referência interessante é Marli Souza Silva, cantora brasileira, além de Marli Bortoletto, é atriz de teatro, dublagem e diretora de dublagem, brasileira, Marli Swarowsky é uma artista plástica brasileira e  Marli Igliori, Miss Distrito Federal em 1964.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário