terça-feira, 7 de março de 2017

Melanie




Melanie é um nome feminino usado em inglês, alemão e holandês. Ele deriva de Mélanie, a forma francesa do nome latino Melania, derivado do grego μελαινα (Melaina) que significa "preto, escuro". Este foi o nome de uma santa romana que deu toda sua fortuna para caridade no século 5. Sua avó também foi uma santa, que possuía o mesmo nome.

O nome Melanie foi muito comum na França durante a Idade Média, e foi introduzido de lá para a Inglaterra, mas tornou-se raro. O interesse por ele foi reavivado após a personagem Melanie Wilkes, do romance “E o Vento Levou” (1936), e da subsequente adaptação para filme (1939).

Como variantes em inglês temos Melany e Mellony, e como diminutivos, Malinda, Mel, Melina, Melinda, Mindy, Melantha; Em outras línguas, temos: Melánie (Checo), Mélanie (Francês), Melaina (mitologia grega), Melánia (Hungria), Melania (Italiano), Melania (latim), Melanija (Letão), Melanija (Lituânia), Melanija (Macedônia), Melania (Polônia), Melanija (Sérvia), Melánia (Eslováquia), Melanija (Eslovênia), Melania (Espanhol).

Melanie é um nome que pode ser considerado muito internacional, pois é conhecido e até mesmo popular em muitos países do mundo. No ano de 2015, esteve em 80º lugar nos Estados Unidos, assim como em 239º lugar no último ranking francês, no 82º lugar no último ranking do México e em 75º lugar na lista de nomes femininos portugueses de 2015. Além disso, está presente nos rankings de outros anos no Reino Unido, Canadá, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça.

No Brasil, 1.010 pessoas receberam o nome de Melanie. O estado de destaque é o Paraná, e a maioria delas nasceram nos anos 2000. Outras grafias incluem Melannie, com 24 pessoas e Melanye, com 38 pessoas. Porém, quem vence é a grafia aportuguesada e consequentemente, incorreta, Melani, que tem 1.409 pessoas com destaque para o Rio Grande do Sul. Melany, com y, tem 608 pessoas no total (IBGE, Nomes no Brasil, Censo 2010).

Já na lista da Arpen/SP de 2015, foram apenas 33 meninas chamadas Melanie. Outras grafias: Mellany (37 registros), Melany (31 registros), Mellanie (10 registros), Mellanye (4 registros), Melanny (3 registros), Melani (2 registros), Melanni (2 registros), Melanye (2 registros), Melannye (1 registro), Mellanny (1 registro). Como podem perceber, esse é um nome que abre muita margem para estropiações, por essas e outras que prefiro Melânia.  

Melanie foi o nome usado por Stephanie Meyer para sua protagonista do romance “A Hospedeira”, posteriormente adaptado para filme.

Referências:

Melanie Blatt, cantora britânica e membro de All Saints;
Melanie Brown, cantora britânica e membro das Spice Girls;
Melanie Chisholm, cantora britânica e membro das Spice Girls;
Melanie Doane, cantora canadense;
Melanie Fiona, cantora canadense;
Melanie Griffith, atriz norte-americana;
Melanie Johnson, política britânica;
Melanie Lynskey, atriz neozelandesa;

Melanie Martinez, atriz norte-americana de televisão e teatro;



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário