sábado, 1 de abril de 2017

Bilyana

.


Bilyana é um nome do sexo feminino de uso quase que exclusivo em búlgaro, sendo a forma búlgara de Biljana, nome este usado em todo o sul eslavo, de significado incerto, possivelmente derivado da palavra sul-eslava Bilje, que significa “erva” ou “erva medicinal”.

No Brasil, Bilyana não tem registros contabilizados, assim como sua possível variante aportuguesada, Biliana. Mas, o único rastro que encontramos do nome são 26 registros de Biliane, que eu acho muito mais provável que tenha sido uma forma de criar um nome feminino a partir de Billy do que uma versão aportuguesada de um nome búlgaro.

Bilyana Island é uma ilha de gelo no grupo Aitcho no lado oeste das Ilhas Shetland do Sul, Antártida. O nome da ilha deriva Bilyana, um nome da música folclórica búlgara. Infelizmente, dadas as limitações linguísticas, não encontrei a letra da referida música.

Há duas datas na Bulgária onde as Bilyana’s tem comemorado o dia de seu nome, o primeiro é no Domingo de Ramos, quando todas as pessoas que tem nomes derivados de flores consideram seu dia, e a segunda é dia 24 de junho, quando honram St. Enio, uma espécie de padroeiro dos coletores de ervas ou algo parecido, e nesse dia, algumas aldeias do povo búlgaro ainda apanham ervas e seguem rituais para garantir uma boa saúde e colheitas abundantes.

Acho esse nome parecido com Bibiana, mas este também não é tomado como um nome lá muito popular no Brasil. Ele tem uma sonoridade um pouco truncada, desde que lembra uma tentativa de colocar Billy no feminino, mas não creio que uma pessoa chamada Bilyana tivesse problemas no Brasil, em termos de grafia ou pronúncia.




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário