sábado, 1 de abril de 2017

Gonçalo

Precious Child ~ he's gonna be a heartbreaker!:
.

Gonçalo é um nome masculino de uso em português, que se trata justamente da forma portuguesa de Gonzalo. Apesar desse nome ser tipicamente usado por falantes da língua portuguesa, ele tem origem germânica, a partir do nome medieval Gundisalvus, composto pelos elementos Gund (guerra) e Salv (que tem significado desconhecido).

Como variantes temos Gundisalvus (germânico antigo), Gonçal (catalão), Gonzalo (espanhol), Consalvo (italiano), Gontzal, Jainkoa (basco), Gonzalve (francês), Gonsalwy (polonês).

O sobrenome Gonçalves, utilizado principalmente em famílias de língua portuguesa, teve origem do nome Gonçalo. De acordo com a onomástica, Gonçalves é um nome patronímico, ou seja, passado de pai para filho, de geração em geração, e significaria "filho de Gonçalo".

No ranking de Portugal do ano de 2015, Gonçalo está na 12ª posição. No Brasil, 13.439 pessoas se chamam Gonçalo. O maior número de nascimentos se deu nas décadas de 50 e 60, com destaque para uma maior frequência em Mato Grosso.

Em termos de nobreza, há muitos nobres chamados Gonçalo ao longo da história, e ele também é um nome de príncipe na Espanha: Gonçalo da Espanha, infante da Espanha, foi o filho mais novo do Rei Afonso XIII. Além disso, também é um nome de religiosos: Temos dois exemplares com esse nome, um deles São Gonçalo de Amarante e São Gonçalo de Lagos, dois beatos da Igreja Católica. Há também São Gonçalo Garcia, um mártir e santo da Igreja Católica.

Em listas recentes, tomando a Arpen/SP de 2015 como exemplo, há apenas 3 registros de Gonçalo e 1 de Gonzalo. Portanto, é um nome bem raro nos dias de hoje. Além de elegante, nobre, com ares de senhoria, é bastante exclusivo. Uma ótima opção para pais e mães que desejem nomes tradicionais para um filho.

Referências:

Gonçalo Almeida, jogador de futebol português naturalizado luxemburguês;
Gonçalo Jardim Brandão, jogador de futebol português;
Gonçalo Byrne, arquiteto português;
Gonçalo da Silveira, jesuíta português;
Gonçalo Eanes do Vinhal, trovador português;
Gonçalo Garcia, trovador português;
Gonçalo M. Tavares, poeta, narrador e autor teatral português;
Gonçalo Velho, navegador português.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário