sexta-feira, 7 de abril de 2017

Blanche

.

O nome Blanche é feminino, e é usado em francês e inglês. Ele deriva de um sobrenome medieval francês que significa “branco” ou “justo”. É possível que esse nome e seus cognatos em outras línguas derivem da palavra germânica “blanc”, de mesmo significado.

Uma portadora famosa viveu no século 12, e se chamou Blanche de Navarra, a esposa de Sancho III de Castela. Sua neta, com o mesmo nome, casou-se com Luis VIII da França, e assim esse nome se tornou mais comum na França.

Como variantes, podemos considerar Blanka (croata), Branca (português), Bianka (alemão), Bianca (italiano), Blanca (espanhol). Quanto à popularidade em redor do mundo, Blanche já esteve no ranking dos Estados Unidos e Canadá, embora não recentemente, mas na França, no ano de 2014, ocupou o 279º lugar.

No Brasil, por mais surpreendente que isso possa parecer, Blanche é o nome de 118 pessoas, todas nascidas na década de 60 e a maioria esmagadora delas em Rio de Janeiro e São Paulo, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010).

Apesar do nome Bianca ser extremamente popular no Brasil, aposto muito mais em Blanca do que em Blanche como alternativa à ele. Blanche tem uma pronúncia um pouquinho diferente da esperada em português, por isso pode gerar confusões. Além disso, não acho muito charmosa essa sonoridade de “x” no final do nome. Lembra “blush”.

Referências:

Blanche Amblard, tenista francesa;
Blanche Bingley, tenista britânica;
Blanche Howard, nobre britânica
Blanche Lincoln, política norte-americana;
Blanche Roosevelt, soprano e escritora norte-americana;
Blanche Somerset, nobre britânica;
Blanche Sweet, atriz norte-americana;
Blanche Whiffen, atriz de teatro britânica;

Blanche Wyndham, nobre britânica;




.