sexta-feira, 7 de abril de 2017

Liana

Aisling Franciosi, atriz que
interpretou Lyanna Stark no episódio 10
da Sexta Temporada de Game of Thrones. 

O nome Liana entrou em destaque na minha mente após ler os cinco livros de George R.R Martin, “As Crônicas de Gelo e Fogo”, e agora, com a exibição da sexta temporada da série inspirada neles, Game of Thrones, resolvi escrever sobre ele.

Bem, geralmente George R.R Martin inventa os nomes dos seus personagens, ou adapta de modo criativo a partir de outros nomes conhecidos. No caso de Lyanna, a grafia usada nos livros, ele apenas mudou a forma de escrevê-lo, afinal, Liana existe há muito tempo, é um nome legítimo e que tem uma penca de registros, incluindo o Brasil.  

Liana é o nome de 10.268 pessoas no Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), com destaque para o estado do Ceará. A maioria delas nasceu na década de 90. Há também Lianna (125), Lyana (146) e Lyanna (64 pessoas). Na lista da Arpen/SP de 2015 tivemos apenas 8 registros de Liana, somados à 1 de Lianna e 2 de Lyanna (foneticamente, 11, no total).

Segundo o Behind The Name, Liana é um diminutivo de Eliana, Juliana ou Liliana, ou ainda, outros nomes terminados em –Liana. Assim, pode assumir uma série de significados. Segundo o site, esta é também a palavra para um tipo de cipó que cresce nas selvas, que tem seu nome possivelmente derivado do francês “liger” (laço), aqui também chamada de videira selvagem. Algumas “lianas” aguentam o peso de um homem. Assim, Liana é um nome literal em português.

A definição da Wikipédia:

“Lianascipós e trepadeiras pertencem a um grupo de plantas que germinam no solo, mantêm-se enraizadas no solo durante toda sua vida e necessitam de um suporte para manterem-se eretas e crescerem em direção à luz abundante disponível sobre o dossel das florestas. As trepadeiras podem ser herbáceas ou lenhosas. As lianas são trepadeiras lenhosas, sendo considerado um pleonasmo falar em "liana lenhosa".

Liana também é um nome usado na Itália, e por lá, Lianella é uma variante. Temos também Liane e Lianne (em francês) e Liane (alemão).

Nos Estados Unidos, Liana aparece na 527ª posição no ranking de 1000 nomes femininos mais usados do ano de 2015, mas está presente no ranking norte-americano desde a década de 70. Na França, ele esteve na posição 480 em 2010 (Lyana ficou com a 471ª posição).

A grafia usada pelo George R.R Martin, e talvez por sua influência, foi registrada 62 vezes nos Estados Unidos no ano de 2015 (Social Security). Obviamente, eu recomendo fortemente a todos que gostam desse nome apenas ou então passaram a gostar por que admiram a série, a personagem, os livros, a literatura, que não compliquem desnecessariamente: Liana está de bom tamanho para a língua portuguesa. Lyanna, Lyana ou Lianna só complicariam a vida da criança que precisaria soletrar para o resto da vida, e no final, a sonoridade do nome é totalmente a mesma, pelo menos em português. Em inglês, a pronúncia de Liana e Lyanna muda um pouquinho.

Dentro da obra de George R. R. Martin, Lyanna Stark é uma personagem que é só uma memória, pois quando a história começa, ela está morta. É a irmã de Ned Stark, que tinha sido prometida à Robert Baratheon, mas acabou sendo raptada por Raeghar Targaryen, ocasionando toda a guerra que destituiu o Rei Aerys II do trono. Confesso que não lembro se existe no livro, mas na série, há também a Lyanna Mormont, lady da Ilha dos Ursos. Recomendo fortemente que leiam os livros: são ótimos!

Liana é um nome extremamente charmoso e interessante, com uma aura feminina e delicada, mas ao mesmo tempo, carregando uma força e juventude marcantes, e considerando os poucos registros, é bastante raro no Brasil, tornando-o exclusivo e perfeito para ser usado por quem não deseja um nome “estranho” aos ouvidos das pessoas, como também não quer algo que seja trivial e comum.

Algumas referências:

Liana Del Balzo, atriz italiana;
Liana Kanelli, jornalista grega;
Liana Liberato, atriz norte-americana;
Liana Millu, escritora, antifascista e partidária italiana;
Liana Orfei, atriz de teatro, de cinema e de circo italiana;
Liana Serrani, política italiana;
Liana Trouche, atriz italiana;
Liana Duval, atriz brasileira de teatro e televisão;
Liana Mesa, jogadora de vôlei brasileira;
Liana Dumitrescu, política romena.




O cipó que leva o nome de Liana. 



.

4 comentários: