segunda-feira, 3 de abril de 2017

Israel

Litle... awesome:
.

Israel é um nome do sexo masculino, uma versão latinizada a partir do nome hebraico יִשְׂרָאֵל (Yisrael), que significa "Deus sustentou". No Antigo Testamento, Israel (que era chamado antigamente de Jacob) luta com anjo. Os estados antigo e moderno de Israel levam seu nome. Temos como variantes em iídiche Iser, Issur, Sroel, e Yisra’el (hebraico bíblico), além de Israhel (latim bíblico).

Sua popularidade em torno do mundo é notável. Nos Estados Unidos, em 2015, Israel esteve no 240º lugar, enquanto esteve em 91º lugar na Nova Zelândia no ano de 2012, e em 75º lugar no ano de 2013 no México.

Em se tratando de terras brasileiras, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Israel é o nome de 93.685 pessoas, a maioria nascidas na década de 90 e com destaque para o Acre. Esses dados fazem de Israel o 150º nome masculino mais usado no Brasil em termos gerais (considerando o período da pesquisa).

No que diz respeito à uso recente, podemos usar como parâmetro a lista da Arpen/SP de 2015, onde Israel consta com 228 registros, muito próximo de nomes como Júlio e Ítalo.

Segundo a Wikipédia Italiana, o documento mais antigo em que a palavra Israel é mencionado chama-se Estela de Merenptah, uma estela que remonta de 1209-1208 a.C, que documentava campanhas militares em Canaã por parte de uma dinastia egípcia. A estela fala de Israel como sendo um dos muitos povos nômades de pastores da região, em vez uma nação bem organizada. Depois, o nome Israel é mencionado em Gênesis, onde é narrado o episódio onde deus muda o nome de Jacó, chamando-o de fato, de Israel.

O nome, que portanto tem vasta tradição bíblica, foi adotado por Jacó depois dele ter lutado com um anjo, então ele nomeou também a nação e o povo de Israel. Até a data, o significado bíblico tem sido negligenciado. A etimologia é discutível. O Behind The Name dá o significado acima mencionado, adotado aqui como o mais confiável, ou seja “Deus Sustentou”. Mas outros estudiosos afirmam que significaria 1) lutar com deus; 2) Deus lutou; 3) lutando pelo Senhor, lutando por Deus; 4) Deus prevaleceu;

No entanto, o nome Israel já era considerado um nome comum entre semitas, como evidenciado em textos ainda mais antigos. Uma interpretação comum do nome dentro do seu contexto bíblico é “o homem que viu (o anjo), mas nesse caso, é o sentido interpretativo da história bíblica narrada.

O estado moderno de Israel leva seu nome a partir da Bíblia, embora outros nomes tenham sido propostos (Eretz YIsrael, Zion, Sião, Judéia ou Nova Judéia). Se formos olhar especificamente essa questão geográfica da aplicação do nome Israel, ela não é muito auspiciosa, já que Israel encontra-se em guerra há tanto tempo com a Palestina que julgo que nenhum deles sabe mais por que é que a briga começou.

Porém, Israel é muito bem utilizado no Brasil como nome próprio, por isso desvincula bastante da questão sionista no que diz respeito ao estado Israelense. Algumas referências do uso de Israel como nome próprio:

Israel Abrahams, hebraísta britânico;
Israel Andrade, jogador de basquete brasileiro;
Israel Bascon, futebolista espanhol;
Israel ben Eliezer, verdadeiro nome de Baal Shem Tov, o rabino e místico polonês;
Israel Castro, futebolista mexicano;
Israel Dagg, jogador de rugby na Nova Zelândia;
Israel Escalera Sanchis, piloto de motociclo espanhol;
Israel Finkelstein, arqueólogo e acadêmico Israelense;
Israel Nash Gripka, compositor;
Israel Jiménez, jogador de futebol mexicano;
Israel Kamakawiwo'ole, cantor e músico norte-americano;
Israel Kirzner, economista nascido rabino britânico-americano;
Israel "Cachao" López, baixista cubano;
Israel Martínez, jogador de futebol mexicano;
Israel Rodríguez, jogador de voleibol Espanhol;
Israel Sheinfeld, jogador de basquete de Israel;
Israel Joshua Cantor, escritor polonês;
Israel Lee Strasberg, nome verdadeiro Lee Strasberg, ator, diretor de teatro, produtor de teatro;
Israel Tal, general Israelense;
Israel Zangwill, escritor, dramaturgo e humorista britânico;
Israel Anton Zoller, verdadeiro nome de Eugenio Zolli, rabino italiano;





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário