terça-feira, 4 de abril de 2017

Leandra

.

O nome Leandra é bem conhecido dos brasileiros, usado em larga escala, e dificilmente se tornaria estranho aos ouvidos dos falantes da língua portuguesa. É um nome feminino usado em espanhol, português e italiano, sendo a forma feminina do nome Leander, forma latinizada do nome grego Λεανδρος Leandros, derivado de λεων (leon), que significa "leão" e ανηρ (Aner, Andros, no genitivo), que significa "homem". O significado seria, portanto, “homem leão”.

Alguns sites teimosamente equivocados do Brasil teimam em dizer que, sendo assim, o significado passado para o feminino ficaria “mulher leoa”. Entretanto, “andros” significa “homem” e não “mulher”, em hipótese nenhuma. O significado é o mesmíssimo. É claro, a pessoa pode tomar a palavra “homem” no sentido de “espécie humana, humanidade” e fica tudo bem.

Leandra tem uma boa popularidade – quem diria – na Suíça, onde passou a integrar o top 100 em 2004 e permanece até o último ranking divulgado, em 2013, na 75ª posição. Se você pensa em um dia morar na Suíça, saiba que esse nome jamais será estranhado por lá. Já nos Estados Unidos, ele figurou no top 1000 de 1986 a 1997, quando fechou sua participação no 997º lugar, encerrando sua participação.

No Brasil, segundo dados do IBGE, Leandra é o 407º nome feminino registrado no Brasil, em termos gerais (Nomes no Brasil, censo 2010), sendo o nome de 34.146 pessoas, com dois picos de registros, respectivamente, nos anos 80 e 2000. O estado onde encontrar mulheres chamadas Leandra é mais fácil é em Goiás.

Na Arpen/SP do ano de 2015, tomando como parâmetro uma lista recente, embora se refere apenas ao estado de São Paulo, verifica-se a existência de 73 registros de Leandra. Uma famosa portadora do nome é a atriz brasileira Leandra Leal, conhecidíssima por interpretar vários papeis importantes na televisão brasileira.


Lea T, nome artístico de Leandra Medeiros Cerezo (Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 1981), é uma estilista e modelo transexual brasileira que tornou-se famosa na Europa como uma das estrelas de uma campanha da grife francesa Givenchy, em 2010, e por causa de um ensaio fotográfico nu para a edição de agosto de 2010 da revista francesa Vogue.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário