segunda-feira, 29 de maio de 2017

Carmela

.

O nome Carmela é uma forma espanhola e italiana de Carmel. Carmel é um nome feminino, que parte de um dos títulos da Virgem Maria, especificamente, Nossa Senhora do Carmo. Karmel, que significa “jardim” em hebraico é uma montanha em Israel mencionada no Antigo Testamento, sendo o local de diversos primeiros monastérios cristãos. Como um nome inglês, tem sido usado principalmente por católicos.

Carmel também é o nome de um antiga cidade israelita na Judéia, segundo a Bíblia. Em alguns lugares a tradução de Karmel é “vinhedo”, ou então, com a variação “Karmiel”, que significaria “vinhedo de Deus”. A palavra também deu origem à Carmelita, usado em referência às casas ou fundações da congregação.

Variantes: Carmen, Carmina (espanhol).

Diminutivo: Carmelita (espanhol).

Formas masculinas: Carmelo, Carmine (italiano), Carmelo (espanhol).

Outras linguagens: Carme (catalão), Karmela, Karmen (croata), Carmel, Carmella, Carmen (inglês), Carme (galício), Carmel (judeus), Carmen (romeno), Karmen (esloveno).

Há 2.571 pessoas chamadas Carmela no Brasil (Nomes no Brasil, Censo 2010), sendo que o destaque é para São Paulo e para a década de 30. Nos Estados Unidos, a última vez que Carmela aparece é em 1976, na 951ª posição. Já na Itália, ele está no 189º lugar no último ranking de 2014, sendo razoavelmente popular nessa geração.

Referências:

Carmela Carabelli - famosa mística italiana
Carmela Corren - cantora e atriz israelita
Carmela Dutra - ex-primeira-dama do Brasil
Carmela Allucci, jogador de polo aquático italiana;
Carmela Baricelli, professora, jornalista e escritora italiana;
Maria Carmela Colaneri, medalhista italiana;
Maria Carmela D'Urso, nome verdadeiro Barbara d'Urso, apresentadora de televisão, atriz e jornalista italiana;
Carmela Gualtieri, personalidade de televisão italiana;
Carmela Remigio, soprano italiana;
Carmela Vincenti, atriz e apresentadora de televisão italiana;




.