sábado, 6 de maio de 2017

Isidora

.

Isidora, que também é grafado como Isadora – este bem mais popular no Brasil – é um nome feminino de origem grega, derivado de Isirodos, um composto de Ísis (a deusa) e o termo “doron” (dom, presente). Assim, seu significado é “dom de (a deusa) Ísis” ou “presente de Ísis”. O equivalente masculino é Isidoro ou Isidore, em inglês.

O nome sobreviveu a supressão do culto da deusa egípcia no Império Romano recém cristianizado, e é o nome de vários entre os santos e santas cristãos. Há vários outros nomes que incluem o termo grego “doron” (presente), como por exemplo Teodora e Dorotéia.

Temos como variantes Isadora, diminutivos são Dora, Dorita (espanhol), Dora, Dorean, Doreen, Doretta, Dorinda, Dorine, Dorita (inglês) e em outras línguas, há Izidóra (húngaro). A versão Izidora, com z, também é usada em português.

A variante Isadora é mais popular tanto no Brasil como em vários outros países, mas acho Isidora uma versão bem mais charmosa e original. Para ter uma ideia da comparação, Isidora é o nome de apenas 727 pessoas em todo o Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), enquanto Isadora, no mesmo período (1930-2010), atingiu 81.100 pessoas, sendo o 199º nome feminino mais usado. A grafia Izidora é o nome de 489 pessoas no Brasil.

Na lista da Arpen/SP, de 2015, que usamos como parâmetro para registros nos dias atuais, embora ela não seja nacional (só abrange São Paulo) há apenas 1 registro de Isidora.

Enquanto Isidora e Izidora foram registrados majoritariamente em 1930, 40 e 50, Isadora e Izadora são esmagadoramente presentes a partir dos anos 2000, e principalmente nos dias atuais, quando ocupa posições de destaque no ranking. Apesar da semelhança, os brasileiros parecem não gostar tanto de Isidora, mas essa pode ser uma excelente alternativa ao popularíssimo Isadora.


Isidora foi o 9º nome mais popular no Chile em 2006. Pessoas famosas incluem Santa Isidora, uma santa cristã do século 4, Isidora Zegers, artista e compositora espalhola, Isidora Bjelica, escritora sérvia; Isidora Aguirre, escritora chilena; Isidora Correa, artista visual e escultora chilena; Isidora Goyenechea Gallo, uma industrial chinela dona da maior fortuna do seu tempo; Isidora Urrejola, é uma atriz chilena de cinema e televisão. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário