domingo, 7 de maio de 2017

Manaísa


.


É difícil formular uma possibilidade para origem e significado de Manaísa, a não ser a hipótese muito provável que tenha sido inventado a partir da junção de dois nomes. Manaí é uma palavra indígena, possivelmente originada do tupi-guarani ou de alguma ramificação deste tronco linguístico, que significa peixe-boi (uma variação de manati), mas não podemos dizer que Manaísa venha a ser uma variação.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não há dados sobre Manaísa, nessa ou na grafia Manaysa, o que significa que o nome tem menos de 20 registros em todo o Brasil desde 1930 até 2000. No facebook, encontrei algumas mulheres chamadas Manaísa, e assim perguntei por mensagem se elas sabiam a origem e significado do nome. Apenas uma delas me respondeu, dizendo que é uma junção do nome dos pais: Manassés e Isaura.

Por incrível que pareça, Mana é o nome de 175 pessoas no Brasil (IBGE), e mais surpreendente ainda: 25 dessas são homens. Além disso, 12.448 pessoas se chamam apenas “Isa”. O que corrobora bastante com a possibilidade de simplesmente terem juntado “Mana” e “Isa” para formar Manaísa. Pode ser também uma variante do (também inventado) nome Maraísa ou do indígena “Maraíra”.

Apesar de ser um nome provavelmente inventado, Manaísa não tem uma sonoridade pesada ou ruim, e sim, é bem tolerável. Infelizmente fica devendo, como todos os nomes adaptados ou junções, o seu significado ou origem. 



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário