domingo, 7 de maio de 2017

Jupi




Jupi é um nome indígena, provavelmente originado de alguma ramificação do tronco linguístico tupi-guarani, que não se sabe ao certo o gênero, supondo-se que seja masculino. Ele acabou dando origem ao nome de um município brasileiro no estado de Pernambuco.

Jupi é a denominação usada pelos nativos para um espinho, ou yupi, que significa “espinho agudo”. Como ‘espinho’ é uma palavra que concorda com o gênero masculino, penso que seja mais adequado seu uso para nomear pessoas do sexo masculino.

No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), percebemos que Jupi é um nome indígena raramente usado, mas não inexistente. São 22 pessoas do sexo masculino chamadas Jupi e 2 do sexo feminino. Não encontrei nenhuma referência de pessoas chamadas Jupi, exceto alguns perfis no Facebook.


É um nome indígena que não tem uma sonoridade muito interessante, e o significado também não é tão atraente. Mas mesmo assim, para quem gosta dele ou pretende usá-lo quem sabe uma composição com outro nome indígena ou com um nome tradicional quebre um pouco a originalidade excessiva. 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário