sexta-feira, 5 de maio de 2017

Jeremiel

.


Jeremiel é um nome do sexo masculino, bíblico e originado da língua hebraica. Significa, possivelmente, algo como “Deus eleva” em hebraico. Jeremiel é apontado como um arcanjo nos livros apócrifos de Esdras e Enoque, do Antigo Testamento.

Embora a Wikipédia dê um significado diferente (O senhor se compadece), não podemos confiar muito nela, afinal, qualquer pessoa pode editar e inserir informações duvidosas. Mas lá diz que Jeremiel é um arcanjo referido no livro apócrifo de Esdras 2, que chegou até os dias atuais em sua tradução em latim, e aparece no apêndice da Vulgata. Essa referência aparece no capítulo 4 versículo 36, em latim Jeremiel é chamado de Hieremihel.

Jeremiel não é o nome citado no manuscrito inteiro. Outras versões chamam-no de Ramiel, Oriel e até mesmo Uriel. O Arcanjo Jeremiel têm sua existência aceita pela Igreja Ortodoxa e faz parte dos Arcanjos Ortodoxos. O nome em russo é Архангел Иеремиил (Arcangel Iieriemiil).

No livro apócrifo Apocalipse de Sofonias, livro que chegou até nós na língua copta, o anjo referido como Eremiel diz à Sofonias: “Eu sou o grande anjo, Eremiel, que está sobre o abismo e o Hades, o único prendeu todas as almas desde o fim do Dilúvio que veio sobre a face da Terra, até os dias de hoje” — O Apocalipse de Sofonias, seção 7, volume 1.


No IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), não há ocorrências de Jeremiel, o que quer dizer que ele pode ter menos de 20 registros ou nenhum, desde 1930 até 2010. 





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário