quinta-feira, 4 de maio de 2017

Nomes de Flores - Parte IV

.


O dilema da escolha dos nomes de um bebê perpassam muitas dificuldades, e as vezes tudo que os pais precisam é de um pouco de inspiração! Quem não conhece alguém chamada Rosa, Margarida ou Violeta? Bem, esses são os nomes triviais inspirados no fantástico mundo das flores. Porém, esse mundo é muito mais vasto e encantador.

Há muitas espécies de flores ou plantas ornamentais que não conhecemos. Então, que tal dar uma olhadinha nessa lista de nomes de flores bem exóticas?


Não deixe de conferir os posts de Nomes de Flores, Parte I, II e III


.


Sálvia - é também conhecida como alegria-dos-jardins. 


Beladona – é uma planta com propriedades medicinais, cujo nome provavelmente vem da palavra italiana e significa “mulher bonita”.


Hedera – também chamada de Hiedra, é um gênero da Família Araliaceae, com 15 espécies de plantas perenes, lenhosas e trepadeiras. Desde a antiguidade, por ser uma planta perene, é associada com a imortalidade. Pode ser encontrada em inúmeras decorações de vasilhames de cerâmica da Antiga Grécia. Está associada também ao deus Dionísio, pois a Hedera atribuía-se a cura dos males da embriaguez. A Hedera foi dedicada ao deus Átis, amante de Cibele, representando o ciclo continuo de vida, morte e renascimento. Sendo ao mesmo tempo uma planta trepadeira e a forma como ela se entrelaça ao crescer, é associada à imagem de fidelidade. Na Itália, a Hedera é o símbolo do partido republicano.



Inula - é um grande gênero de cerca de 90 espécies de plantas com flores na família Asteraceae, nativa da Europa, Ásia e África. Várias espécies são flores populares para o jardim, com o cultivo que remonta à antiguidade. O nome Inula já era usado pelos romanos e derivado da fama de Helena de Tróia. Outros propõem uma etimologia diferente: uma derivação da palavra grega enàein (purificar), para referir-se à suas supostas propriedades medicinais.



Kalinka – é o nome russo do junípero. Kalinka na verdade é o diminutivo russo da palavra "Kalina", que é usada para designar, em russo, o junípero, um gênero de coníferas que tem mais de 40 espécies, mas a mais conhecida é um arbusto verde parecido com um cipreste. Vejam que Kalinka é o diminutivo de Kalina, portanto não é o junípero em si, em algumas fontes considera-se como a flor do junípero.



Latania – é um gênero com três espécies de plantas com flores, pertencentes à família das palmeiras. O nome é uma latinização do nome Latanier, usado nas Ilhas Maurícias.



Lavandula – esse é o nome do gênero que inclui a Lavanda, que seria derivado de “lavandre”, do francês antigo, através do latim, significando “lavagem, lavar, limpo”, referindo-se ao uso das ervas para água de banho. Outras etimologias sugerem que Lavandula pode ter derivado do lagim “liveo”, que significa “azul”.



Liríope – é um gênero de grama rasteira. Liríope é uma ninfa, mãe de Narciso na Mitologia Grega. É a forma latinizada de Leiriope, que significa “o rosto de Leirion”, sendo que Leirion era outro nome que os antigos gregos tinham para a flor de Narciso.



Lunaria – gênero de planta pertencente à família Brassicaceae, nativa da Europa.


Mandrágora – A mandrágora sempre se constitui em um dos principais ingredientes das pocoes mágicas nas lendas e mitologias. O nome, provavelmente de origem persa (mehregiah), foi trazido pelo médico grego Hipócrates.

Estrelícia - A estrelícia ou ave do paraíso, de nome científico Strelitzia reginae, é uma planta herbácea, perene rizomatosa originária da África do Sul.

Anis – é como chamamos a planta comumente conhecida como erva-doce, cujo nome cientifico é Pimpinella Anisum, uma planta da família das Apiaceae.

Menta – Não é exatamente uma flor, é uma plantinha bem conhecida por todos. Mentha etimologicamente deriva do latim Mintha, nome grego da ninfa Minta, filha Cocito (fumaça infernal), amante de Plutão.

Marsilea – é um gênero de plantas aquáticas que pertencem à familia Marsilaceae. Se distingue das outras por possuir uma aparência semelhante ao trevo de quatro folhas. O nome Marsilea foi atribuído por Lineu em honra ao botânico italiano Luigi Ferdinando Marsili, que viveu no século XVIII.

Monarda

Monarda – é um gênero com 16 espécies de plantas pertencentes à família Lamiaceae. Elas foram nomeadas em honra à N. Monardés (1493-1588), um botânico espanhol. Outro gênero é Monardella, com a mesma origem acrescida de um sufixo diminutivo.

Morina – é um gênero de plantas pertencentes à familia Caprifoliaceae. Morina também é uma substância corante da amoreira. Em algumas fontes encontrei que Morina vem do latim “morum”, que quer dizer “comportamento”, mas provavelmente não é essa a origem do nome da planta.

Myrsine - é um gênero de plantas da família das myrsinaceae. Não é exatamente uma flor, mas sim, uma árvore com nome cientifico bonito. No Brasil, é conhecida como Capororoca.

Myrteola – um gênero com três espécies de plantas com flores que pertencem à familia Myrtaceae. É originário da América do Sul e Ilhas Malvinas.

Nemesia – é um gênero de plantas floridas pertencentes à família Scrophulariaceae. A nomenclatura da planta possivelmente vêm de Nêmesis, sendo que a palavra 'nêmesis' vem do grego antigo νέμεσις, derivado do verbo νέμω (némo: 'distribuir'), da raiz indo-europeia nem-. O termo foi usado com o significado de 'desdém', 'indignação' por Homero (na Odisseia) e por Aristóteles (na Etica Nicomachea), e com o sentido de 'vingança', 'castigo' por Heródoto, por Cláudio Eliano (na Varia historia) e por Plutarco. Na Theologumena arithmeticae de Jâmblico designa o numeral cinco.

Nerine – é um gênero de plantas perenes e bulbosas com vistosas flores pertencentes à familia Amaryllidaceae. Na mitologia grega, Nerine era uma ninfa do mar, protetora dos marinheiros e de seus navios.

Nicandra

Nicandra – Nincandra é um gênero da familia Solanaceae, conhecida também como maça do peru, sendo nativa desse país. O gênero foi nomeado após o poeta Nicandro, que significa “nicavitória de um homem”, em grego.

Nigella – é um gênero da família Ranunculaceae, nativa do sul da Europa, Norte da África, e sudoeste da Ásia. É um nome que deriva da palavra latina “neguilla”, que significa “negra”, em referência às suas sementes que são da cor negra.

Nolana


Nolana – é um gênero pertencente à familia das solanáceas, e seu nome deriva do latim “nola”, que pode ser traduzido como “sininho”. Outro gênero da mesma família é a planta Alona.

Nymania – é um gênero de plantas conhecida em inglês como “Lanterna Chinesa” e em africâner como “Klapper”, que significa fogo de artificio, por que as crianças estouram as capsulas para se divertir. Ela foi nomeada em homenagem à a Carl Fredrik Nyman, um botânico sueco.

.


Potinara – é um hibrido recente de orquídeas, produzida pelo cruzamento de outras espécies.
Russelia - Russelia é um género botânico pertencente à família Plantaginaceae. O nome honra o naturalista escocês Alexander Russell.

Solara


Solandra é um género botânico pertencente à família Solanaceae. O nome Solandra foi dedicado à Daniel Carlsson Solander, um botânico e viajante sueco, que foi discípulo de Lineu.

Tiarella - é um género botânico pertencente à família Saxifragaceae.

Tigridia

Tigridia – é um gênero de plantas pertencente às Iridádeas. O nome é dado em referência ao colorido interno de suas pétalas, que lembra a pelagem do tigre.

Valeriana -  é nome de um gênero de plantas herbáceas perenes da família das valerianáceas, seu nome foi dado em referencia ao nome Valerio, nome comum em Roma, ou da província de Valeria, uma província do império romano, ou ainda, palavra valere, "para ser saudável e forte", referindo-se ao uso na medicina popular para o tratamento de nervosismo e histeria.

Zizania – é um gênero de planta chamada também de arroz selvagem, considerada como sagrada para várias culturas nativo-americanas. É o nome genérico deriva da palavra grega "zizanion", um nome antigo de um grão de ervas daninhas selvagens que crescem entre as culturas de trigo. Na Bíblia, essa planta é referida como “joio”, nas famosas parábolas do joio e do trigo.



Desses nomes de flores inusitados, qual deles você gostou mais? 



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário