domingo, 18 de junho de 2017

Abdul

.

Abdul é um nome masculino usado especialmente em árabe, paquistanês, Urdu e Pashto. É a primeira parte de nomes geralmente compostos, que significa “servo de”, como por exemplo em Abd al-Aziz, que significa “servo dos poderosos”. Tem sido usado sem compostos no Ocidente, embora com pouca frequência fora dos círculos muçulmanos.

O uso de Abdul como nome próprio em locais não muçulmanos é recente. Passou a ser usado no final do século XX nos Estados Unidos, talvez originado a partir dos membros da comunidade afro-americana convertida ao Islã. Embora algumas fontes indiquem como um nome tipicamente árabe, ele é apenas um componente desse vasto conjunto de nomes islâmicos, normalmente devocionais, tais como Adbullah e Abdulrahman (servo de deus e servo misericordioso). Não era registrado individualmente até o século XX.

O nome já esteve no ranking dos Estados Unidos, mas não consta desde 1998, quando apareceu pela última vez na 976ª posição. Na Inglaterra e País de Gales esteve na 182ª posição no ano de 2014.

No Brasil, há 230 pessoas chamadas Abdul, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). O Estado de destaque é o Paraná, e a década de maior número de nascimentos é 1960.

Referências:

Abdul Karim Ahmed, jogador de futebol ganês.
Abdul Carrupt, jogador de futebol suíço naturalizado guineense.
Abdul Fox, jogador de basquete norte-americano;
Abdul Jeelani, jogador de basquete norte-americano;
Abdoul Camara, jogador de futebol;
Abdoul Mbaye, político senegalês.
Abdul Hamid al-Bakkoush, político líbio.
Abdul-Karim Kassem, foi um militar e governante iraquiano.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário