domingo, 18 de junho de 2017

Mara

.


Mara é um nome feminino bíblico. Vem do hebraico antigo e significa “amarga”. Foi o nome adotado por Noemi depois da morte do seu marido, em episódio narrado no Antigo Testamento. A Mara do Velho Testamento mudou o nome para refletir seu luto e tristeza, sendo que assim, o nome seria uma expressão do seu sofrimento, infortúnio, amargura.

Na passagem bíblica, podemos conferir: “Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal” (Rute 1:20,21).

Também na Bíblia, é também o nome de uma fonte cujas águas são amargas e são purificados por Moisés (ES 15: 22-25). Também deve-se notar que, em croata, sérvio e húngaro, Mara é uma variação do nome Mary.

Mara é um nome bastante popular em todo o mundo. Nos Estados Unidos, no ano de 2015, esteve na 737ª posição. Também aparece bem posicionado na Croácia, Galícia, Itália, Holanda, Portugal, Romênia, Espanha e Suíça.

No Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, censo 2010), Mara é o nome de 88.631 pessoas, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul. Mara é o 177º nome mais usado para mulheres no Brasil. A maioria dos nascimentos se deu na década de 1960. Na lista da Arpen/SP de 2015, foram apenas 6 registros de Mara, alterando para o fato de que ele foi um nome popular e esgotado em outras gerações, mas ainda continua sendo esporadicamente registrado no Brasil.

Em italiano, existem duas variantes, Marella e Maretta, essa segunda é no mínimo, curiosa. A Wikipédia italiana relata ainda as variantes Maro, Maretto e Marello.

Mara também é um município de Aragão, na província de Saragoça, na Espanha. É também uma comuna na Sardenha, Itália; E além disso, é o nome de um distrito do Peru. Na África, há um rio chamado Rio Mara.
Uma das pessoas mais conhecidas com esse nome no Brasil é Mara Maravilha, cantora, compositora, apresentadora de televisão e empresária. Há também a cantora Tânia Mara.


Referências:

Mara, cantora italiana;
Mara Berni, atriz italiana;
Mara Cagol, terrorista italiana;
Mara Carisi, atriz italiana;
Mara Corday, atriz estadunidense;
Mara Cubeddu, cantora italiana;
Mara De Paulis, escritora e jornalista italiana;
Mara Del Rio, cantora e produtora italiana;
Mara Mauri, cantora italiana;
Mara Navarria, nadadora italiana;
Mara Brunetta Pacini, verdadeiro nome de Brunetta, cantora italiana;
Mara Rosolen, atleta italiana;
Mara Santangelo, tenista italiana;
Mara Scagni, política italiana;
Mara Scherzinger, atriz alemã;
Mara Vittoria Solinas, cantora e atriz italiana;
Mara Wilson, atriz norte-americana;

Mara Yamauchi, atleta britânica;




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário